Curiosidades

Cuca Alemã, excelente opção de sobremesa para o Natal

A cuca é uma sobremesa típica das famílias alemãs.

A cuca alemã é uma sobremesa típica dos alemães. Ele é um doce que antigamente era preparado apenas em ocasiões especiais, como a festa natalina e na páscoa. Isto porque, o trigo utilizado em seu preparo, era um ingrediente de alto custo. Hoje o doce é bem mais popular e pode ser encontrada facilmente no comercio de confeitarias.

PUBLICIDADE

Vamos aprender a fazer está receita deliciosa? Anote aí todos os ingredientes necessários para o preparo desta receita maravilhosa.

Cuca Alemã

Ingredientes para a massa

½ xícara de chá de margarina sem sal

1 xícara de chá de açúcar

PUBLICIDADE

1 ovo

Raspas de 1 limão

3 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo

2 colheres de sopa de fermento

PUBLICIDADE

1 colher de chá rasa de sal

1 e ½ xícaras de chá de água morna

Ingredientes para a Farofa

3/4 de xícaras de chá de margarina sem sal

2 xícaras de chá de açúcar

PUBLICIDADE

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 pitada de raspas de limão

Recheio

O recheio para esta sobremesa é bem versátil, você pode optar por suas frutas preferidas, e também, utilizar um creme.

Modo de preparo

Misture aos poucos em uma travessa a margarina, o açúcar e os ovos até que a massa fique bem homogênea. Depois coloque a raspa de limão, o trigo, o fermento e o sal. Misture muito bem e vá colocando aos poucos a água. Amasse bem e mexa devagar. Agora deixe a massa descansar para crescer. Enquanto aguarda este período, vá preparando a farofa.

Misture bem todos os ingredientes até formar uma farofa. Em uma forma, espalhe bem a massa. O recheio pode ser com frutas como o morango, a banana, o pêssego e o abacaxi, pode se usar um creme ou o que preferir. Aí é só cobrir com a farofa.

Leve para assar em forno pré-aquecido, o forno convencional deve estar em temperatura de 180ºC. O tempo para a cuca ficar pronta, é em média de 20 minutos. Você pode optar por substituir a farofa da cuca, dá para acrescentar chocolate, no lugar da farofa, aí é só colocar o chocolate enquanto ela ainda estiver quente. Está é uma combinação que com certeza, também vai agradar muito.

 

Sobre o Autor