O repolho não pode ser somente associado como uma salada na hora da refeição. Por canta dos bioflavonoides, indóis, genisteína entre outras substâncias químicas em sua formação, ele tem recebido a adoração de inúmeras pessoas para as mais diferentes situações.
De acordo com um estudo produzido por cientistas chineses e divulgado no Asian Pacific Journal of Cancer Prevention, existe propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias no repolho, que produz no vegetal um enorme preventivo de doenças crônicas relacionadas ao estresse oxidativo, como o câncer e doenças na artéria coronária.
Já outra pesquisa divulgada no periódico Molecules revelou o aparecimento de componentes fenólicos do repolho, além de provar que o componente age como preventivo de câncer e cardiopatias. O que poucas pessoas conhecem é que o repolho pode ser utilizado como anti-inflamatório no tratamento de lesões. Ele tem sido utilizado há anos para o tratamento de inchaço e hematomas da pele. No entanto, com o aumento da tecnologia medicinal, seu funcionamento tem ficado esquecido.
No começo do século passado, o vegetal era usado em compressas. Era indicado posicionar as folhas do repolho já limpas e secas em uma área com artrite, por exemplo. Utilizado em situações de inflamação musculares, o repolho auxilia na circulação sanguínea depois de levar uma pancada, ajuda a melhorar no processo de inflamação e recupera a pele depois de um arranhão.
Muitos neurologistas têm indicado pausar as folhas de repolho frias na cabeça no momento de crises de dores de cabeça. A compressa com repolho ajuda a combater o inchaço das pernas. Em função disso, enrole a folha no local e prenda com uma bandagem. Você pode até mesmo dormir com a compressa.
Mas as mulheres estão pausando o repolho nos seios?
Segundo alguns especialistas, da mesma forma como o gelo, as folhas contribuem no período de amamentação. Devido à sucção ou o obstrução, é normal quando existem desconfortos nesse período, e posicionar as folhas de repolho nos seios ajuda a aliviar a dor e também na redução do inchaço.
No período da TPM, os seios permanecem inchados, e uma ótima solução para diminuir este desconforto é colocar uma folha de repolho nos seios. O repolho inclusive auxilia as mulheres que têm seios maiores e que no final do dia se sentem incomodadas na região.
Assim sendo, pegue folhas frescas do repolho e coloque uma em cada seio, e deixe-as agirem, desinflamando e reduzindo os inchaços. Pessoas que são alérgicas ao repolho, são casos mais difíceis, no entanto, se você perceber alguma vermelhidão, coceira ou formigamento, retire as folhas rapidamente.