Diversidades

Como bloquear, prevenir e tratar cárie dentária usando método natural – super simples, econômico e eficiente

Uma boca com cáries é sinal de que algo não está bem no organismo, as cáries são fruto de uma higiene oral errada.

Como já citamos na introdução, por meio das cáries, o organismo envia sinais de que algo está errado. Como se fosse um alerta de que tem algo no departamento do organismo que não está funcionando corretamente.

PUBLICIDADE

Geralmente a formação de cáries é resultado de uma higiene oral transcurada. Sem dúvidas um dos primeiros passos de prevenção é cuidar corretamente dos dentes, isto é, escovar os dentes após as refeições, usar fio dental, consultar com dentista etc.

Quanto mais limpa eu manter minha boca, melhor será a saúde dos meus dentes, essa é uma regra fundamental. Mas as cáries podem possuir outro fundo e podem ainda ser um alerta de algo errado no organismo.

As causas são várias, vão desde desequilíbrio hormonal, dieta pobre, falta de minerais na dieta, falta de vitaminas solúveis (A e D), má higiene bucal (como já citado) ou uma dieta rica em ácido fítico.

PUBLICIDADE

Abaixo enumeramos algumas dicas que você pode observar para prevenir cáries de forma natural, e pode ainda, inclusive, bloquear o desenvolvimento dessas cáries apenas respeitando as dicas abaixo, é simples, precisa apenas de empenho e atenção, mas acredite, vai valer a pena.

1. Elimine o açúcar da sua dieta

Evite alimentos ricos em açúcar. As bactérias na boca são alimentadas justamente com açúcar, que desmineraliza e descalcifica todo o conteúdo estrutural dos dentes, sendo extremamente ácida, ela cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de cáries. Eliminá-la da sua dieta, trará inúmeros benefícios para sua saúde, corpo, e também para seus dentes!

2. Nutrientes

Certifique-se de introduzir vitaminas e minerais lipossolúveis no corpo para evitar a cárie dentária. Vegetais de folhas verdes, gorduras saudáveis, como coco, azeitona, frutos secos e sementes, podem ser grandes aliados e fornecem ao corpo a dose nutricional diária necessária para o organismo manter-se saudável.

3. Óleo de coco

É um método antigo de desintoxicação oral. Lave a boca com uma colherada de óleo de coco por alguns minutos e depois cuspa. Comece enxaguando a boca por 5 minutos ao dia, depois gradativamente aumente o tempo de enxague até atingir 20 minutos, esse método é um dos mais eficazes que existe na prevenção de cáries.

PUBLICIDADE

4. Ácido fítico

Elimine o ácido fítico da sua dieta. Alimentos ricos desse tipo de ácido, como determinados legumes, grãos e sementes, bloqueiam a absorção de minerais alimentares, que também são essenciais para a saúde bucal. Portanto, ao consumir esses alimentos que possuem esse ácido, a absorção alimentar ficará comprometida.

5. Creme dental mineral

Os dentífricos sem flúor podem ser muito caros, mas eles são os melhores. Mas podemos fazer em casa, e assim teremos um creme dental de qualidade que cuidará de nossos dentes, é simples.

Adicione 3 colheres de sopa de argila da terra (diatomáceas comestíveis), uma pitada de bicarbonato de sódio, meia colher de óleo de coco, 1 colher (sopa) de água mineral, uma pitada de pó de hortelã e uma pitada de extrato de menta.

Misture tudo bem e prontinho, você já tem o seu próprio creme dental. Se você seguir essas dicas ao pé da letra, pode dizer adeus as cáries e ter dentes saudáveis, brancos e bonitos!

PUBLICIDADE

 

Sobre o Autor