De forma recente, foi anunciado que o avião oficial da FAB (Força Aérea Brasileira), que deveria trazer o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e toda sua comitiva de volta ao Brasil após uma viagem ao México, realizou uma série de manobras antes de conseguir pousar.
A aeronave teve problemas técnicos e precisou realizar cerca de cinquenta voltas no espaço aéreo mexicano, sendo duas no sentido horário e as demais no sentido anti-horário. Após essa situação, o avião conseguiu pousar no Aeroporto Internacional da localidade.
As manobras foram necessárias por conta de um problema técnico que impossibilitou o voo direto para Brasília, e para garantir a segurança de todos, foi preciso ‘queimar’ combustível e reduzir o peso da aeronave antes do pouso.
Video (CLIQUE AQUI)
O voo saiu por volta das 17h30, do horário de Brasília, nesta última terça-feira, dia 1 de outubro, e permaneceu sobrevoando a Cidade do México por quase cinco horas antes de conseguir aterrissar.
A Força Aérea Brasileira confirmou o problema técnico, sem fornecer detalhes, e informou que os pilotos estavam aguardando o consumo necessário de combustível para retornar ao solo com segurança.
Após o pouso, a comitiva, incluindo o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, foi transferida para um avião reserva da FAB. Esse segundo avião, decolou por volta das 23h30 (horário de Brasília), fez uma escala no Panamá e pousou em Brasília às 10h12 desta quarta-feira, dia 2 de outubro.