Curiosidades

Chame a polícia imediatamente se encontrar uma mulher com um ponto preto na mão

Saiba o que significa o ponto preto na palma da mão de uma pessoa.

A violência doméstica tem aumentado assustadoramente em todos os estados brasileiros, segundo informações dos órgãos competentes em defesa da mulher, até o ano de 2017 já foram mais de 200 mil relatos de casos de violência. Bilhões de mulheres sofrem violência doméstica no mundo todo.

PUBLICIDADE

Desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, as mulheres tem recebido apoio e se sentem mais protegidas. Porém, algumas mulheres temem denunciar o agressor por serem coagidas e ameaçadas.

São muitas as formas de violência contra a mulher, entre elas estão a agressão verbal, agressão física, abuso íntimo, assédio de vários tipos, violência patrimonial, violência emocional, entre outras. Geralmente são os companheiros os principais suspeitos, mas há relatos também de agressões por parte dos filhos, dos pais, patrões, sogros, e outros familiares, aumentando o rol dos agressores.

Os suspeitos ameaçam, agridem, sufocam, enclausuram, machucam, maltratam e intimidam a vítima, tornando a sua vida um tormento, uma tortura, algumas mulheres perdem a vontade de viver e chegam a tirar a sua própria vida. Outras seguem em frente, denunciam e lutam pela sobrevivência. Tem mulheres que sofrem ainda mais por se tornarem dependentes financeiramente do agressor.

PUBLICIDADE

Com intuito de ajudar essas mulheres foi criada a campanha “The Black Point”, traduzindo do inglês para o português: “O Ponto Preto”. “O objetivo da campanha é conseguir falar sobre o assunto, sem precisar falar. A proposta vinda da Irlanda para o mundo é que as mulheres que tenham sofrido algum tipo de violência doméstica desenhem na palma de suas mãos um ponto preto”. Informa a Central de Atendimento em Defesa da Mulher.

O ponto preto é um sinal de alerta, nem sempre a pessoa pode falar, gritar, gesticular, então elas fazem um ponto preto na palma da mão, esse é o seu pedido de socorro silencioso, nunca se esqueça disso e passe essa informação adiante, é inadmissível que um caso de agressão contra a mulher ou contra qualquer outra pessoa ou animal, fique impune. Através dessa estratégia muitas mulheres, muitas esposas, muitas jovens, muitas mães já foram socorridas. Esse tipo de agressão tem que diminuir ou acabar em nosso país e no mundo todo.

 

Sobre o Autor