O câncer de pâncreas é um dos tipos de cânceres mais letais e silenciosos e segundo os oncologistas esta enfermidade geralmente apresenta sintomas quando está em estado avançado.
Por ter comportamento agressivo, o câncer no pâncreas é o responsável pela morte de 4% das mortes causadas por todos os tipos de cânceres.
Vale ressaltar que quanto mais precoce é o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura, neste caso como o câncer de pâncreas é tido como silencioso é preciso ficar atento aos mínimos sintomas que seu corpo lhe dá.
Como no início da enfermidade o paciente não sente que tem algo errado com sua saúde e por isso é quando a doença já se agravou é que o indivíduo passa a ter sinais e quando o diagnóstico chega na maioria das vezes o câncer já se espalhou para outros órgãos.
A seguir você pode conferir os principais sintomas do câncer no pâncreas.
Conheça os principais sintomas do câncer no pâncreas:
- Má digestão;
- Dor abdominal leve na região do estômago;
- Presença de gordura nas fezes;
- Fadiga extrema;
- Fraqueza;
- Perda de apetite;
- Diarreia;
- Perda de peso sem causa aparente.
Quem está mais propenso a desenvolver o câncer no pâncreas?
Este tipo de câncer é mais comum em pessoas entre os 60 e 70 anos, entretanto, em casos raros acomete pacientes jovens e adultos.
Quem possui o hábito de consumir alimentos fonte de gordura, carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, tabagismo, assim como pacientes diagnosticados com diabetes, possuem mais chances de desenvolver a doença.