Saúde

Câncer no ovário é silencioso e agressivo, mata milhares de mulheres anualmente, por isso nunca ignore estes sintomas

O câncer de ovário é silencioso, agressivo e o mais letal dos tumores ginecológicos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil é esperado o diagnóstico de cerca de 6.650 novos casos de câncer de ovário entre os anos de 2020-2022.

PUBLICIDADE

O câncer de ovário é de difícil diagnóstico pois a demora em apresentar sintomas, faz com que o diagnóstico na maioria das vezes seja tardio.

O diagnóstico precoce do câncer é suma importância para que existam reais chances de cura. No caso do câncer de ovário, em cerca de 75% dos casos, o diagnóstico é tardio quando a doença já está muito avançada.

Principais causas do câncer de ovário

PUBLICIDADE

O câncer de ovário pode estar ligado a diversos fatores, contudo, a idade da mulher é a principal causa. As maiores vítimas desta enfermidade são mulheres com 50 anos ou mais. Vale ressaltar que a menopausa tardia aumenta as chances do surgimento do câncer.

A seguir, conheça os 8 sintomas mais comuns do câncer de ovário para que possa ficar sempre atenta.

 

As mulheres com câncer de ovário geralmente apresentam sintomas que podem ser facilmente confundidos com outros tipos de mal-estar, como por exemplo, indigestão, gases, dores abdominais que são muito comuns no período da menopausa.

PUBLICIDADE

1 – Desconforto e dor abdominal, gases, indigestão, cólicas e inchaço;

2 – Sensação de empachamento, mesmo quando a refeição é leve;

3 – Náusea, diarreia, prisão de ventre, vontade de urinar constantemente, perda de peso;

4 – Falta de apetite;

PUBLICIDADE

5 – Sangramento vaginal fora do período menstrual;

6 – Fadiga extrema;

7 – Dor nas costas;

8 – Dor no ato sexual.

Via: olhardigital.com.br