A caixa preta de aviões, tecnicamente conhecida como gravador de dados de voo e gravador de voz da cabine, desempenha um papel crucial na investigação de acidentes aéreos.
Esses dispositivos são projetados para resistir a impactos extremos e altas temperaturas, garantindo que dados cruciais sejam preservados em caso de incidentes graves.
Uma parte registra informações como velocidade, altitude, direção e comandos da aeronave, enquanto outra grava as comunicações e sons da cabine de pilotagem. Os áudios gravados pelos pilotos antes de uma queda fatal oferecem situações valiosas para entender as circunstâncias que levaram ao acidente.
Essas gravações podem revelar conversas entre a tripulação, comunicações com o controle de tráfego aéreo e até mesmo ruídos anormais que podem indicar problemas mecânicos.
Analisar esses registros pode ajudar os investigadores a reconstruir os eventos que precederam o desastre e identificar possíveis falhas humanas, técnicas ou operacionais.
Apesar das complexidades envolvidas, os áudios das caixas pretas desempenham um papel fundamental na melhoria contínua da segurança da aviação, permitindo que lições sejam aprendidas com cada tragédia e contribuindo para a prevenção de futuros acidentes.
Abaixo você pode conferir os áudios que foram divulgados e que mostram as últimas palavras dos pilotos e de alguns passageiros que estavam no avião, momentos antes da queda:
O voo 254, ia de Maraba até Belem, porém o piloto cometeu um erro na hora de configurar a bússola. Ele colocou a direção de 027.0 sendo que era para ser 027, e na carta de navegação faltava um ponto. O piloto ignorou vários fatores que os levaram para outro lugar. pic.twitter.com/uzY0rcrR1t
— Crimes Reais (@CrimesReais) March 15, 2024
Voo 593, do ano de 1994. O piloto perguntou se os filhos queriam pilotar. Então foi a vez do garoto, só que na vez dele, ele fez força o suficiente para desligar o automático, e ninguém se deu conta disso. O avião virou para um ângulo de quase 90 graus. pic.twitter.com/T4kmINfaRW
— Crimes Reais (@CrimesReais) March 15, 2024
Em 2016 um helicóptero caiu em SP matando 4 pessoas. Morreram a noiva, o irmão da noiva, a fotógrafa do casamento e o piloto. 4 dias depois, o irmão da noiva achou no local do acidente a câmera levada pela fotógrafa, a câmera registrou o voo e a queda da aeronave. pic.twitter.com/hYuFmFg1K6
— Crimes Reais (@CrimesReais) March 15, 2024
Em 2007, um jatinho decolou de SP, mas ao decolar o avião virou para a esquerda até cair. Matando 8 pessoas. Antes da decolagem o comandante estava do lado de fora do avião, e o copiloto fazia os procedimento, ele esqueceu de destribuir a gasolina deixando ele desbalançeado. pic.twitter.com/xTEvphwEgl
— Crimes Reais (@CrimesReais) March 15, 2024
O avião que transportava a delegação da Chapecoçes caiu perto de Medelin em 2016, quando iria jogar contra o Atletico Nacional. O avião desapareceu do radar perto de Cerro Gordo com 72 passageiros e 9 tripulantes. pic.twitter.com/1dzoTaJE5x
— Crimes Reais (@CrimesReais) March 15, 2024
O Voo Gol 1907 em 29 de setembro de 2006, a aeronave partiu de Manaus, com destino ao RJ. Enquanto sobrevoava o Mato Grosso, colidiu no ar com outra aeronave. Todos os 154 passageiros e tripulantes a bordo morreram após a aeronave se despedaçar no ar e cair em uma mata fechada. pic.twitter.com/E10FKXAlRd
— Crimes Reais (@CrimesReais) March 15, 2024
O conteúdo é sensível, Nos comentários, é possível notar que as opiniões se dividem, com muitos lamentando essas ocorrências, enquanto outros enxergam a importância de sua divulgação.