Notícias

Butantan afirma que carga para produção de vacina está retida em bloqueios bolsonaristas

520 mil ovos estão parados no interior de São Paulo.

ANÚNCIOS

Os bloqueios em vários pontos do país, mantidos por eleitores do presidente Bolsonaro que não aceitam o resultado das urnas, já geram prejuízo a vários setores da sociedade. Um comunicado do Instituto Butantan é mais uma prova disso.

Segundo comunicado da instituição, uma carga de 520 mil ovos está retida em meio aos protestos. A carga deverá ser usada para fabricação de vacinas contra a H3N2, no entanto trata-se de material perecível.

520 mil ovos é material suficiente para a produção de 1,5 milhão de doses de vacina. O Butantan é uma das maiores autoridades em pesquisa e produção de imunizantes do mundo; foi, por exemplo, estratégico na produção brasileira de vacinas contra a covid-19.

Ao todo, o Butantan fornece cerca 80 milhões de doses todos os anos. A perda de vacinas pode representar um risco para as campanhas anuais de vacinação por todo o país, o que pode acarretar em uma crise de saúde pública.\n\nAo longo da última segunda-feira (31), as manifestações foram alvo de decisão do STF que reconheceu as manifestações como irregulares. Embora o direito a manifestação seja garantido, o bloqueio de rodovias é inconstitucional.

ANÚNCIOS

Na ausência do presidente em exercício, governadores, prefeitos e o próprio STF tem agido para acionar forças policiais para reprimir os bloqueios.

Centenas de bloqueios foram realizados por rodovias de vários estados brasileiros. Nas redes sociais, bolsonaristas convocam mais pessoas a aderirem os bloqueios e impedir o fluxo de carros.

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.