A história se repetiu! Assim como em Tóquio, a disputa de salto em altura terminou empatada em Paris. No entanto, ao contrário do que aconteceu na última edição dos jogos, dessa vez os participantes não dividiram o ouro.
Neste sábado (10/08), os atletas Hamish Kerr e Shelby McEwen se enfrentaram num desempate. O que chama a atenção é que o estadunidense foi quem forçou a disputa, já que o neozeolandês parecia disposto a dividir a medalha.
Acontece que depois de forçar o desempate, McEwen acabou falhando em saltar 2m34cm. O neozeolandes, Hamish Kerr, teve a chance de passar na frente do estadunidense e não desperdiçou.
Ao fim da prova, Kerr correu para comemorar com o público e sua comissão técnica. McEwen, por sua vez, sustentou um sorriso amarelo e mostrou uma mensagem religiosa – o que pode lhe render uma punição.
Boa parte do público acabou criticando a atitude do estadunidense. As câmeras mostraram que o atleta não se mostrou disposto sequer a conversar com Hamish Kerr, pedindo imediatamente para continuar os saltos.
🥇 Sinceramente só posso dizer que ADOREI!
O americano, Shelby McEwen, não quis dividir o Ouro no salto em altura com o neozelandês, Hamish Kerr, e perdeu no desempate.
Jogou a medalha de ouro CERTA fora por Ego de ser o melhor sozinho.#Paris2024pic.twitter.com/Oz1cQdSTZ5
— Diogo ™ (@diogo2707) August 10, 2024
Em 2021, a mesma história foi vivida pelo italiano Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim, do Catar. Os dois empataram em primeiro lugar mas, naquela ocasião, concordaram em dividir o ouro.
Nesta edição, Barshim conquistou a medalha de bronze. Tamberi, por sua vez, teve problemas de saúde e não conseguiu permanecer na prova após seus primeiros saltos. Segundo as informações, o italiano sofreu com forte cólica renal.