A jornalista Cristina Ranzolin, renomada apresentadora do Jornal do Almoço na RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, protagonizou um momento de grande emoção e simbolismo na televisão brasileira.
Durante a transmissão ao vivo do telejornal, a comunicadora, que também já integrou a escala de apresentadores do Jornal Nacional, ingeriu o último comprimido de seu tratamento oncológico contra o câncer de mama.
Em seu pronunciamento aos telespectadores, Cristina ressaltou o papel terapêutico que a manutenção de sua rotina profissional desempenhou ao longo de todo o processo de reabilitação.
Ela explicou que a decisão de compartilhar o desfecho do tratamento no estúdio justificava-se pelo fato de o ambiente de trabalho ter sido um pilar essencial para sua saúde mental, pois manter-se ativa e exercendo o jornalismo a ajudou a enfrentar etapas mais complexas da doença.
Emocionante ver a Cristina Ranzolin concluindo ao vivo no #JornaldoAlmoço o tratamento dela contra o câncer de mama pic.twitter.com/sPaEzCo68z
— Paulo 📺 (@midiaspaulo) June 19, 2026
A apresentadora detalhou que, após passar pelas fases agudas do tratamento, precisou fazer uso contínuo de uma medicação de bloqueio hormonal por um período de cinco anos.
Essa abordagem terapêutica, comum em oncologia, atua como uma barreira preventiva para impedir que os hormônios naturais do organismo funcionem como estímulo ou combustível para o desenvolvimento de eventuais células tumorais remanescentes.
Ranzolin celebrou o fato de o período ter transcorrido de forma rápida e, principalmente, sem a manifestação dos efeitos colaterais severos que frequentemente acompanham essa classe de fármacos, declarando-se plenamente saudável.
O diagnóstico inicial da doença havia sido comunicado pela própria jornalista em novembro de 2020, utilizando o mesmo espaço do Jornal do Almoço para dar transparência ao seu afastamento temporário.
Desde então, a linha de cuidado clínico estabelecida pelos médicos foi abrangente, englobando a realização de 18 sessões de quimioterapia, 18 aplicações de imunoterapia, uma intervenção cirúrgica para a remoção do nódulo, 15 sessões de radioterapia e, por fim, a terapia hormonal complementar.
Por meio de suas plataformas digitais, Cristina publicou um relato detalhado comemorando a conquista e enfatizou que encerrava o protocolo médico com a certeza de sua cura.
Ao agradecer as inúmeras manifestações de carinho, solidariedade e apoio que recebeu do público gaúcho e de colegas de profissão ao longo dos últimos anos, a jornalista manifestou o desejo de que a sua trajetória pessoal de superação sirva como uma mensagem de esperança e incentivo para outras mulheres.

