Curiosidades

Aprenda a plantar uvas em sua casa, é mais fácil do que parece

Plantar videira em casa é um hobby que vem crescendo nos Estados Unidos e no Brasil

Nem todo mundo tem o privilégio de ter onde plantar grandes árvores, ou cultivar um pomar, mesmo em nossas casas ou apartamentos, podemos cultivar algumas plantinhas, e até algumas frutas e legumes, sabia? Cultivar as próprias frutas e verduras é um hábito cada vez mais comum entre pessoas que moram em espaços pequenos. Hoje traremos para você essa dica maravilhosa, ensinando como plantar uvas em casa.

PUBLICIDADE

Cada vez mais tem crescido o número de adeptos a ter em casa suas “mini plantações”, além de naturais, são um charme a mais na casa e servem também como uma linda decoração. Geralmente as uvas são cultivadas em grandes parreirais, normalmente se pensa que precisam de muito espaço para seu crescimento, mas hoje vamos mostrar que pode ser diferente e que você pode sim cultivá-las em casa.

Vamos lá…

Como fazer

Compre as sementes da uva que você quiser, lave-as com água corrente, coloque todas as sementes em um copo com 200ml de água, por 24 horas, depois separe as sementes que flutuam e jogue fora as demais, as que não flutuarem não servem para o plantio.

PUBLICIDADE

Momento de cultivo

Com as sementes selecionadas e já prontinhas como ensinamos no passo anterior, você deve procurar por um recipiente ou pote com solo fértil onde possa ser cultivado. Faça de 4 a 6 buraquinhos próximo do chão do vaso já com a terra, coloque um par de sementes em cada buraquinho, coloque mais um pouco de terra se for necessário, apalpe sem apertar muito, molhe imediatamente a terra. Pronto.

A plantinha vai começar a brotar após quatro ou seis semanas de seu plantio, seja paciente. Quando elas crescerem 8 centímetros, você deve passá-las para um recipiente maior.

As mudas pequenas, ou recém-plantadas talvez não produzam cachos no primeiro ano.

PUBLICIDADE

As de maior porte, vendidas em torrão e já melhor desenvolvidas, poderão nos brindar com algumas frutas, em um pouquinho mais de um ano, variando conforme o clima e a luminosidade da região. Mas é tão linda a videira que você vai curtir muito até colher os primeiros cachos de uva.

Caso você tenha lugar, um pedaço de chão com terra no quintal, pode transportar a muda ao atingir 30 centímetros para o chão.