Desentendimentos entre pessoas não é algo tão incomum, mas mesmo as brigas mais bobas podem trazer consequências. Um caso em Minas Gerais serve bem para ilustrar esse tipo de perigo.
O caso aconteceu em um condomínio no município de Contagem, Minas Gerais. Segundo informações do caso, uma moradora foi condenada a indenizar uma vizinha em R$10 mil.
Ainda segundo as informações disponíveis, o caso transitou na 11º Vara Cível do Tribunal de Justiça do estado e foi encerrado com decisão unânime favorável à vítima.
De acordo com o que foi divulgado, a ré era acusada de ofender e difamar a vizinha, inclusive envolvendo seu filho menor de idade na história. As ofensas também eram proferidas publicamente.
A vizinha ofendida chegou a ser atacada por mensagens no grupo do condomínio no whatsapp. A ré também teria ido até a casa da vítima gritando ofensas, chegando a quebrar o portão de sua casa.
Outro ponto do processo envolve o filho da vítima, de apenas 14 anos. Segundo as informações, a ré ligou para o adolescente a fim de difama-la para o menino. O caso foi parar na Justiça.
Na decisão, o desembargador Marcos Lincoln escreve que “configura dano moral aquele dano que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico do indivíduo, causando-lhe aflições, angústia e desequilíbrio em seu bem estar“.
O caso serve de reflexão sobre diversos temas, inclusive sobre a convivência entre vizinhos. A origem da confusão não chegou a ser divulgada.