Um terrível acidente que aconteceu neste domingo (6), provocou uma verdadeira tragédia após um ônibus despencar em um abismo. As autoridades locais relataram que pelo menos 24 pessoas perderam a vida em um acidente de trânsito no centro do Marrocos.
O acidente ocorreu quando um micro-ônibus se dirigia ao mercado semanal da cidade de Demnate, na província de Azilal. O veículo tombou em uma curva e caiu em um desfiladeiro, de acordo com informações fornecidas pelas fontes do governo provincial.
“Todos os passageiros estão mortos”, afirmou Youssef Makhloufi, diretor da unidade de saúde para uma emissora de TV local. Ainda de acordo com Youssef, entre os mortos há pelo menos duas mulheres e uma criança.
Histórico de acidentes graves
Em novembro de 2022, ocorreu outro acidente que resultou em 11 vítimas fatais e 43 feridos nas proximidades da cidade de Taza, região nordeste do Marrocos.
Além disso, em agosto de 2023, um acidente de ônibus deixou um saldo trágico de 23 mortos e 36 feridos ao leste da agitada cidade de Casablanca.
Os ônibus e micro-ônibus são amplamente utilizados no Marrocos, especialmente entre a população de baixa renda, para os deslocamentos nas áreas rurais e remotas deste país de 37 milhões de habitantes.
De acordo com a agência nacional de segurança rodoviária, o país registra uma média de 3.500 mortes e 12 mil feridos anualmente nas estradas, o que equivale a uma média de dez mortes por dia. No ano passado, esse número foi de cerca de 3.200 vítimas fatais.
Desde o trágico acidente de ônibus em 2012, que resultou na morte de 42 pessoas e foi o pior da história do país, as autoridades têm como objetivo reduzir pela metade a taxa de mortalidade até o ano de 2026. Esse esforço visa aprimorar a segurança rodoviária e evitar mais perdas humanas nas estradas.