Saúde

6 Sintomas de Alzheimer que as pessoas não conhecem: ‘Você deve ficar atento’

Esse artigo explora 6 sinais menos conhecidos do Alzheimer, desde alterações no sono até mudanças no humor e na personalidade.

ANÚNCIOS

A doença de Alzheimer, a mais recorrente forma de demência neurodegenerativa na terceira idade, afeta aproximadamente 1,2 milhão de brasileiros, com uma quantidade consideravelmente maior não diagnosticada.

Cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo carregam este diagnóstico. Apesar de incurável, o diagnóstico antecipado permite melhores tratamentos, propiciando uma velhice mais digna.

Alzheimer é geralmente associado ao esquecimento, mas há sintomas sutis que podem evidenciar a doença precocemente. Apresentaremos aqui 6 sinais menos conhecidos.

Um desses sinais pode ser mudanças no padrão do sono. Segundo a psiquiatra Kristin Gill, essas alterações são comuns em pacientes com Alzheimer, incluindo dificuldade para dormir, despertares frequentes durante a noite e sonolência durante o dia. Caso perceba alguma alteração brusca e sem explicação no seu sono, busque orientação médica.

ANÚNCIOS

Afastamento de atividades sociais e hobbies pode ser outro indicativo. Uma pessoa que, de repente, perde o interesse em atividades que antes eram prazerosas pode estar apresentando um sintoma de Alzheimer.

Esquecimento frequente de palavras rotineiras em conversas cotidianas também pode ser um sinal. Embora seja comum esquecer um termo ocasionalmente, quando isso ocorre com frequência e envolve vocabulário comum, é recomendado atenção.

Decisões errôneas ou irresponsáveis, como passar a cair facilmente em golpes ou tomar atitudes imprudentes, podem indicar o início da doença. Segundo o neurologista Anjali Patel, isso pode acontecer quando a pessoa compartilha informações pessoais com estranhos ou apresenta dificuldades para gerenciar um orçamento.

Guardar objetos em locais inadequados também é um possível sinal. Casos extremos, como guardar um tênis dentro do forno ou um copo no guarda-roupa, devem acender um alerta. Às vezes, quem está iniciando o Alzheimer pode até acusar outras pessoas de roubo.

ANÚNCIOS

Mudanças no humor e na personalidade podem indicar Alzheimer. A pessoa pode se tornar mais deprimida, desconfiada, ansiosa ou irritada. Oscilações de humor repentinas quando há mudanças na rotina também podem ser um indicativo dessa doença.

Sobre o Autor

Paula Vasconcelos

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os todos os assuntos. Sou apaixonada pelo mundo da literatura.