Curiosidades

Xô pulgas e carrapatos! Proteja seu Pet e evite infestação!

“As picadas podem causar reações alérgicas e lesões no corpo dos animais”.

A chegada do sol e do calor é um momento de alegria para muitos, é bom vermos o céu azul, o sol brilhando lindo e irradiante, o sol é vida e transmite saúde. Porém com a chegada do sol, começam a chegar também os insetos, que são mais propensos no calor, as pulgas e carrapatos por exemplo podem sobreviver por meses em fases imaturas e é justamente durante períodos mais quentes e úmidos que estes parasitas concluem seu ciclo, tornando-se adultos prontos para “atacar” nossos pets, causando doenças, alergias e as incômodas coceiras.

PUBLICIDADE

Não é tão fácil acabar com essas pestes. E além de causar enorme coceira nos peludos, pode causar séria alergia. Segundo o médico veterinário Marcelo Labruna, professor de doenças parasitárias da USP. “As picadas podem causar reações alérgicas e lesões no corpo dos animais, além de infestar o ambiente. Ao picar a pele ou sugar o sangue, esses estimulam as células do organismo a liberar uma substância chamada histamina, que provoca coceira e, se atingir o sangue, espalha-se pelo corpo todo”.

Por isso, precisamos cuidar muito mais nos meses mais quentes, para proteger nossos cães, gatos e até mesmo, nossas casas, porque as pulgas e carrapatos também podem infestar nossas casas.

PUBLICIDADE

A Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), disse que é preciso manter sempre cães e gatos limpos, e recomenda-se que use sempre algum produto que evite a infestação de pulgas e carrapatos.

Diariamente, mas principalmente ao chegar de passeios com seu pet, verificar se não há presença de pulgas e carrapatos, pulgas pulam muito alto e podem facilmente passar de um animal para o outro.

Cuidado com o tipo de remédio que você passa no seu pet, a saúde dele vem em primeiro lugar, em caso de dúvidas, procure um veterinário.

Dicas para eliminar Pulgas e Carrapatos

PUBLICIDADE

As pulgas odeiam os cítricos, por isso vamos lhe dar remédios caseiros para as pulgas dos cachorros que você pode preparar muito facilmente em casa:

  1. Esfregue o pelo do seu pet com limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica, isso manterá as pulgas longe.
  2. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar a noite toda, e no dia seguinte verta a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos.
  3. Não precisa de dar banho depois, mas deve estar atento à reação do seu cachorro. Se observar algum incômodo, retire de imediato com água em abundância.
  4. Para a casa, pulverize esta mesma mistura feita com limão e água nas zonas em que se alojam as pulgas, como almofadas e tapetes.

Remédios com levedura de cerveja

A levedura de cerveja também é um eficaz anti-pulgas caseiro. Pode utilizá-la de duas formas:

  • Alimento: Adicione uma pitada de levedura à comida habitual do seu cachorro, isto irá afugentá-las de dentro para fora.
  • Repelente: Precisa apenas de uma xícara de levedura. Esfregue a levedura sobre o pelo do seu pet até chegar à pele, a vitamina B1 que contém eliminará as pulgas. Deixe-a atuar durante vários dias e retire. Repita uma vez por semana.

 Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

PUBLICIDADE

 

Sobre o Autor