Zezé Di Camargo virou assunto nas redes sociais por conta da falha em sua voz durante um show. O cantor sertanejo de 60 anos de idade entoava a música “Dois Corações e Uma História”, quando um notório problema em suas cordas vocais despertou a atenção do público.
As imagens caíram nas redes sociais e renderam muitos comentários e especulações entre os internautas. Várias pessoas quiseram saber o motivo da falha na voz de Zezé Di Camargo, ao passo que muitos outros insinuaram que o fim da carreira do músico estivesse decretado.
Contudo, a assessoria de imprensa de Zezé Di Camargo, em nota enviada ao portal Splash, do UOL, garantiu que não há nada de errado com a voz do cantor sertanejo. Sendo assim, qual seria o motivo por trás do problema registrado nesta apresentação?
Há 14 anos, Zezé Di Camargo luta contra um problema em suas cordas vocais. Por conta do excesso no uso da voz, o músico sofreu o desenvolvimento de um cisto congênito em uma das pregas, o qual se rompeu.
Com efeito, houve o vazamento do líquido existente no interior do cisto, provocando uma aderência em toda a mucosa. O problema era suficiente para comprometer a saúde de suas cordas vocais e, consequentemente, sua voz. Assista ao vídeo a seguir.
Em 2008, Zezé Di Camargo foi submetido a um delicado processo cirúrgico em suas pregas vocais para a retirada de tal aderência. Apesar de bem-sucedida, a cirurgia tinha limitações.
A fonoaudióloga Glaucia Verena, também ao Splash, reforçou que o histórico do cantor sertanejo com suas cordas vocais deixou a voz “propensa a fatores debilitantes”.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a especialista, os problemas do passado, acrescidos ao excesso de shows e idade – que naturalmente promove um envelhecimento do tecido que forma as cordas vocais –, acabam facilitando falhas como a que foi registrada no último show.
Por essa razão, a fonoaudióloga apontou a necessidade de acompanhamento profissional para Zezé Di Camargo, seja por meio de uma equipe composta por otorrinolaringologista e professor de canto, bem como um processo de reabilitação fonoaudiológica para recuperar a potência de sua voz.