Em 2021, a vida do menino Josias Araújo da Silva se tornou conhecida pelo Brasil. O menino foi alvo de uma reportagem da TV e inspirou outras reportagens de diversos portais online.
Josias tinha apenas 13 anos, mas já carregava uma responsabilidade que crianças não deveriam precisar ter. O menino precisou abrir mão de tudo na vida para cuidar de sua mãe, que sofria com esquizofrenia.
A mulher tinha uma vida comum até o parto da filha caçula, irmã de Josias. Depois do nascimento da criança, ela sofreu com uma profunda depressão que evoluiu para um quadro de esquizofrenia.
Sem poder trabalhar, ela passou a lutar por uma aposentadoria, que não havia conseguido quando a história se tornou pública. Em razão disso, o marido, pai das crianças, precisava trabalhar ainda mais para garantir comida para a família.\n\nCom a falta de apoio, coube ao filho mais velho tomar conta da mãe. Por ela precisar de assistência diária e constante, Josias precisou abandonar a escola apenas para ficar em casa, cuidando da mãe.
O menino e o pai tinham uma paixão em comum, a bicicross, mas até a bicicleta precisou ser vendida pelo aperto financeiro. A história comoveu milhares de pessoas na época, na época a família chegou a ganhar R$200 mil reais.
Com toda a repercussão do caso, a família recebeu o apoio que precisava. Josinete conseguiu sua aposentadoria e o apoio de uma cuidadora, que permitiu que o menino voltasse a ter uma vida normal.