Você já reparou se existe um carocinho na região da sua mão ou pulso e que nunca vai embora? Muitas pessoas possuem essa protuberância rígida em uma dessas partes do corpo e acabam não dando importância nem procurando médico para saber do que se trata. Mas afinal, o que são esses caroços? É isso que você vai descobrir a seguir.
Os caroços são chamados de na medicina de cistos ganglionares e geralmente surgem perto das articulações ou tendões. Esse tipo de protuberância se assemelha a um pequeno balão preenchido com gel ou líquido e podem ou não ser doloridos, pois as sensações acabam sendo diferentes para cada pessoa.
Os cistos podem mudar de tamanho ao longo do tempo e em alguns casos até desaparecem. Mas não é necessário entrar em pânico com esses caroços, pois não costumam se tornar câncer nem se espalham para outras partes do corpo. Entretanto, é importante investigar para aveiguar se há problemas em suas articulações. Para isso, recomenda-se fazer uma radiografia.
Em grande parte dos casos, os cistos não exigem cirurgia, ainda menos se forem indolores. É importante ficar observando os caroços e sua evolução. Caso eles causem dores ou dificuldade na realização dos motivimentos, há opções de tratamento à base de anti-inflamatório que reduzem o desconforto da dor. Também é possível remover o fluido de dentro do cisto, se isso for a melhor opção para o paciente.