Saúde

Conheça essas dicas incríveis para tratar e prevenir a má circulação

Esse problema pode atingir tanto homens como mulheres em qualquer fase da vida.

A má circulação é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente idosos e mulheres, especialmente aquelas que estão grávidas ou que usam pílula anticoncepcional, e também pode ocorrer por conta de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

PUBLICIDADE

Isto ocorre quando falta nutrientes no local, e os sintomas geralmente são tornozelos inchados, varizes e rachaduras no calcanhar.

Atente-se aos sintomas recorrentes deste problema:

PUBLICIDADE
  • Pele fria, seca ou escamosa;
  • Coceira nas pernas;
  • Manchas vermelhas nas pernas;
  • Varizes;
  • Pés e tornozelos inchados;
  • Cor pálida ou azuladas nos locais de má circulação;
  • Cãibra nas pernas;
  • Sensação de formigamento ou dormência;
  • Ausência de pelos nas pernas;
  • Rachaduras nos calcanhares.

Podendo atingir tanto homens, quanto mulheres em qualquer fase da vida. Depende muito da alimentação e se a pessoa é sedentária.

Para evitar este problema, e diversos outros, a recomendação é sempre a mesma, alimentação saudável e exercícios físicos.

PUBLICIDADE

Abaixo listamos algumas dicas importantes para evitar este problema:

1. Alongamento

É muito importante se alongar, ainda mais quando for se exercitar. O alongamento ajuda aquecer os músculos, evitando lesões e estimula o fluxo de sangue.

2. Exercícios para o pescoço

PUBLICIDADE

Movimente a cabeça de leve, virando-a para seu ombro direito e deixando por pelo menos 30 segundos. Após, vire para o lado esquerdo e aguarde mais 30 segundos. Repita o exercício por mais 5 vezes de cada lado.

3. Flexões

Outro exercício muito indicado é realizar 10 flexões logo que acordar, ainda em jejum, pois o mesmo auxilia muito ao estímulo de fluxo de sangue em seus braços.

Antes de realizar esta atividade, confirme com seu médico se é indicado para você.

4. Mãos e dedos

Este exercício é super simples. Basta esticar suas mãos o máximo que puder, esticando também os dedos. Após, permanecer por alguns segundos, feche suas mãos e aguarde alguns segundos novamente.

Feito isto, repita essa atividade por mais 10 vezes, este exercício auxilia na melhora da circulação das mãos e braços.

5. Caminhada

Realizando 3 caminhadas boas pela semana você já garantirá uma melhor saúde para suas pernas, auxiliando em uma melhor circulação na região.

6. Pedaladas na cama

Para realizar este exercício você nem precisa sair de casa, pode realizá-lo ainda na cama, ao acordar. Levante as pernas e faça movimentos circulares, como se estivesse pedalando.

Faça três séries de 20 pedaladas.

7. Dança

Este é o mais animado. Além de aliviar o estresse, dançar ajuda a ter equilíbrio e além disso, auxilia na circulação também.