Existe uma boa parcela da população que aguarda ansiosamente pelos meses frios. No Brasil, as temperaturas já começam a cair ainda no outono trazendo felicidade e bem estar para os apaixonados pelo inverno.
Mas o que a maioria não sabe é que as baixas temperaturas podem ser responsáveis por eventos graves de saúde como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e infarto. A cardiologista Valéria Braile conversou com a CARAS Brasil e explicou o motivo.
“A primeira coisa que (o corpo) faz para que não percamos calor é contrair nossas artérias que ficam mais finas e assim temos menor superfície para perda de calor para o ambiente. Esse estreitamento, momentâneo das artérias, acaba sobrecarregando o coração, que terá maior esforço para bombear sangue”, explica Valéria.
Ela continua explicando que com isso, a pressão arterial acaba se elevando e com isso, o coração precisa se esforçar mais e aí está o perigo, onde acabam acontecendo 30% a mais dos casos de infarto e AVC do que em outras estações do ano.
Valéria alerta para pessoas que fazem uso de remédios para o controle da pressão arterial que aumente a quantidade de vezes em que costuma aferir, já que o corpo acaba estranhando a queda na temperatura.
Para finalizar ela também ressalta a importância de aferir a pressão antes de realizar atividades físicas, pois caso esteja acima dos 14,9 não é recomendado a prática e o paciente deve procurar ajuda médica nesse período frio.