Saúde

Você sabia? Riscos de AVC aumentam no inverno e especialista explica como: ‘Sobrecarregando o coração’

As baixas temperaturas podem explicar os índices maiores de mortes ou eventos desse porte

ANÚNCIOS

Existe uma boa parcela da população que aguarda ansiosamente pelos meses frios. No Brasil, as temperaturas já começam a cair ainda no outono trazendo felicidade e bem estar para os apaixonados pelo inverno.

Mas o que a maioria não sabe é que as baixas temperaturas podem ser responsáveis por eventos graves de saúde como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e infarto. A cardiologista Valéria Braile conversou com a CARAS Brasil e explicou o motivo.

“A primeira coisa que (o corpo) faz para que não percamos calor é contrair nossas artérias que ficam mais finas e assim temos menor superfície para perda de calor para o ambiente. Esse estreitamento, momentâneo das artérias, acaba sobrecarregando o coração, que terá maior esforço para bombear sangue”, explica Valéria.

Ela continua explicando que com isso, a pressão arterial acaba se elevando e com isso, o coração precisa se esforçar mais e aí está o perigo, onde acabam acontecendo 30% a mais dos casos de infarto e AVC do que em outras estações do ano.

ANÚNCIOS

Valéria alerta para pessoas que fazem uso de remédios para o controle da pressão arterial que aumente a quantidade de vezes em que costuma aferir, já que o corpo acaba estranhando a queda na temperatura.

Para finalizar ela também ressalta a importância de aferir a pressão antes de realizar atividades físicas, pois caso esteja acima dos 14,9 não é recomendado a prática e o paciente deve procurar ajuda médica nesse período frio.

Sobre o Autor

Paula Silva

Escritora, mundo dos famosos com notícias atualizadas, notícias de atualidades sobre dia a dia e atualizações úteis para para aprender