Saúde

Você sabia que a cor e a forma das suas fezes podem falar muito sobre a sua saúde?

A cor e a forma das fezes podem estar relacionadas com a alimentação ou algum tipo de doença.

ANÚNCIOS

​Bom, se você não costuma olhar para seu cocô depois de ir ao banheiro, é melhor começar a adotar esse hábito. Acredite: checar seu “número dois” pode dizer muito sobre sua saúde.

A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, normalmente refletem a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. No entanto, as alterações na cor também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.

Geralmente, quando a cor é alterada pela ingestão de alimentos, pode permanecer assim até um máximo de 3 dias. Por isso, se a alteração permanecer por mais tempo, é importante consultar um gastroenterologista para identificar se existe um problema e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário.

ANÚNCIOS

1. Fezes verdes

As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, como acontece durante situações de estresse ou em crises do intestino irritável, por exemplo.

Além disso, a cor verde também pode aparecer quando se ingere muitos vegetais verdes, como espinafre, ou quando se faz suplementação de ferro.

O que fazer: deve-se avaliar se existe ingestão aumentada de vegetais verdes ou se está a tomar um remédio com ferro na sua composição. Caso não seja o caso, é aconselhável consultar um gastroenterologista se o problema se mantiver por mais de 3 dias.\n\n2. Fezes pretas

ANÚNCIOS

As fezes escuras ou negras são, geralmente, acompanhadas por um odor muito mais fétido do que o normal e podem ser sinal de sagramento em algum lugar ao longo do sistema digestivo, devido a úlceras ou varizes esofágicas, por exemplo. No entanto, o cocô escuro também pode ser produzido pelo uso de suplementos de ferro.

O que fazer: caso não se esteja a ingerir suplementos ou remédios com ferro é recomendado consultar o mais rápido possível um gastroenterologista ou ir ao pronto-socorro, caso surjam outros sintomas, como febre, cansaço excessivo ou vômitos.

3. Fezes amarelas

Este tipo de cocô normalmente é um sinal de dificuldade para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionado com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causado pela falta de produção de enzimas no pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão.

Além disso, o cocô amarelo também pode surgir no caso de infecções intestinais, sendo acompanhado de outros sintomas como febre, diarreia e dor de barriga. Saiba mais sobre o que pode causar fezes amarelas.

ANÚNCIOS

O que fazer: deve-se estar atento a outras mudanças nas características das fezes, como consistência e forma, e caso a alteração dure mais de 3 dias é recomendado consultar um gastroenterologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.\n\n4. Fezes brancas

As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares.

O que fazer: é aconselhado consultar um gastroenterologista para fazer exames de diagnóstico, como tomografia ou ultrassonografia, diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

5. Fezes vermelhas

Esta cor de cocô geralmente indica a presença de sangue e, por isso, é mais frequente em situações de hemorroidas, por exemplo. Porém, o sangramento também pode ocorrer devido a infecções, problemas inflamatórios, como doença de Crohn e colite ulcerativa ou doenças mais graves, como câncer.

O que fazer: é recomendado ir ao pronto-socorro ou consultar imediatamente um gastroenterologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Gostou? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor