Saúde

Você sabia que a cor e a forma das suas fezes podem falar muito sobre a sua saúde?

A cor e a forma das fezes podem estar relacionadas com a alimentação ou algum tipo de doença.

​Bom, se você não costuma olhar para seu cocô depois de ir ao banheiro, é melhor começar a adotar esse hábito. Acredite: checar seu “número dois” pode dizer muito sobre sua saúde.

PUBLICIDADE

A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, normalmente refletem a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. No entanto, as alterações na cor também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.

Geralmente, quando a cor é alterada pela ingestão de alimentos, pode permanecer assim até um máximo de 3 dias. Por isso, se a alteração permanecer por mais tempo, é importante consultar um gastroenterologista para identificar se existe um problema e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário.

PUBLICIDADE

1. Fezes verdes

PUBLICIDADE

As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, como acontece durante situações de estresse ou em crises do intestino irritável, por exemplo.

Além disso, a cor verde também pode aparecer quando se ingere muitos vegetais verdes, como espinafre, ou quando se faz suplementação de ferro.

O que fazer: deve-se avaliar se existe ingestão aumentada de vegetais verdes ou se está a tomar um remédio com ferro na sua composição. Caso não seja o caso, é aconselhável consultar um gastroenterologista se o problema se mantiver por mais de 3 dias.