Curiosidades

Você é padrinho ou madrinha de uma criança? Estas são as suas responsabilidades!

Se você tem afilhados precisa saber quais são as suas responsabilidades.

Quando um casal está à espera de um bebê é comum escolher pessoas para serem os padrinhos, e geralmente, os escolhidos são aqueles que estão mais presentes na vida do casal naquele momento.

PUBLICIDADE

A vida é cheia de surpresas, e com certeza ser escolhido para ser madrinha e padrinho de uma criança parece ser algo tão simples, e por ‘parecer assim’, muitas pessoas aceitam o convite, vibram na hora, mas depois acabam seguindo sua vida normalmente.

O fato é que, ser madrinha e ser padrinho, é uma tarefa que exige responsabilidade, afeto e presença, o que por vezes é ignorado pelo fato dos pais escolherem pelo momento. Isto quer dizer, quando os pais escolhem pessoas que estão ali naquele momento, ao invés de escolherem pessoas que realmente confiam e sabem que serão os ‘segundo pai e mãe’ daquela criança.

Estas são algumas responsabilidades que os padrinhos e madrinhas precisam ter:

PUBLICIDADE

Os pais precisam analisar bem antes de escolher quem acompanhará seu filho, não só quando for bebê, mas ao crescer também. Precisa ser alguém que antes de dar presentes, doe sua presença.

É estar presente nos momentos mais marcantes da vida do afilhado, seja no batismo, na formatura da pré-escola, no casamento, etc..

Lembre-se também, que você será um exemplo para seu afilhado, a presença fará com que ele passe a admirar seu carinho e atenção por ele, fazendo-o querer seguir seu exemplo. Por isso, pense no que irá passar para ele.

Ser madrinha e padrinho é estar atento as necessidades da criança, e ajudar os pais no que precisarem a respeito disso.

PUBLICIDADE

A criança cria vínculos fortes com quem passa tempo de qualidade, por isso é importante não visitá-lo com pressa, gaste tempo com ele, brinque e realize atividades conforme a idade, divertindo-o e lhe dando a devida atenção.

É natural que os afilhados tenham confiança nos seus padrinhos e madrinhas e sintam mais liberdade para pedir conselhos e falar dos assuntos mais íntimos, dos quais talvez não tenham tanta coragem de tratar com os pais, portanto, seu papel como madrinha ou padrinho é sem dúvidas muito importante.

Vale salientar que aceitar o convite para ser madrinha ou padrinho é firmar um compromisso com os pais da criança, é demonstrar confiabilidade. Os pais só escolhem quem eles pensam ser as melhores opções, por isso, se você foi convidado, honre!

Sobre o Autor