No último domingo, 29 de setembro, um trágico acidente aéreo resultou na queda de um helicóptero, deixando oito militares mortos. As vítimas estavam em uma importante missão humanitária, e o acidente trouxe grande pesar ao país.
“Lamento informar a morte de 8 membros da @FuerzaAereaCol que viajavam em missão humanitária no departamento de Vichada, o helicóptero caiu”, anunciou o presidente Gustavo Petro na rede X.
O acidente ocorreu em uma área rural do município de Cumaribo, próximo à fronteira com a Venezuela. Os militares serviam a Colômbia e o país está abatido com a dura perda.
Em suas palavras, Petro expressou solidariedade e lamentou a perda irreparável. O presidente também ressaltou o valor da missão em que os militares estavam engajados, reforçando o impacto desse triste episódio.
A aeronave foi localizada após uma exaustiva busca realizada pelas autoridades, mas, devido à gravidade do acidente, não houve sobreviventes.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostraram o helicóptero completamente destruído e incendiado, no meio de um pasto, um cenário desolador que comoveu não apenas a comunidade local, mas também todos que acompanham o caso.
A Força Aérea informou que as famílias das vítimas estão recebendo o apoio necessário, com profissionais especializados em intervenção familiar, enquanto os trabalhos de resgate e investigação continuam.
Infelizmente, a queda do helicóptero é um doloroso lembrete dos riscos enfrentados por aqueles que se dedicam a missões de ajuda humanitária, muitas vezes em regiões remotas e de difícil acesso. O luto é compartilhado por toda a nação.