A força da natureza mais uma vez demonstrou o quanto pode causar estragos e ceifar vidas. Nos últimos anos as mudanças climáticas vem causando catástrofes sem precedentes, alertas climáticos severos são cada vez mais comuns e de acordo com os especialistas nesta área a tendência é que a situação se agrave.
Na noite passada, uma monstruosa tempestade de tornado atingiu inúmeros estados no sul e meio-oeste dos Estados Unidos, deixando um rastro de morte e destruição.
O trágico evento vitimou 21 pessoas em diferentes localidades, segundo informou as autoridades americanas. Casas e áreas residenciais foram severamente atingidas e transformadas em escombros, deixando uma paisagem desoladora e aterrorizante.
O prefeito de Adamsville, Tennessee, David Leckner, afirmou que as equipes de resgate estão trabalhando duro para garantir que todas as vítimas sejam contabilizadas, vasculhando cada casa e batendo de porta em porta em busca de sobreviventes. Veja os vídeos a seguir.
Até o meio-dia de sábado (1º), de acordo com a mídia local, mais de 530 mil casas e empresas na área atingida ficaram sem energia elétrica. Dentre essas, mais de 200 mil localizam-se em Ohio.
Observa-se, em algumas localidades, que o processo de recuperação já começou, com trabalhadores empregando motosserras para o corte de árvores e escavadeiras para a remoção de detritos e materiais de estruturas danificadas.
Equipes incansáveis têm se dedicado à restauração do fornecimento de energia elétrica e grupos de voluntários mobilizaram-se em prol do planejamento de medidas para ajudar a população afetada.
🇺🇸🌪 El presidente de Estados Unidos aprobó una declaratoria de desastre mayor para varios distritos del estado de Misisipi a raíz de las tormentas, fuentes corrientes, descendentes y tornados que costaron la vida a más de veinte personas. pic.twitter.com/d1spFF36Ap
— Paul Cruz (@Ku1989Paul) March 26, 2023
#Internacional | 🚨🚨🌪️🌪️ Dos tornados llegaron en la tarde de este viernes a Arkansas, en Estados Unidos, y según la gobernadora, "hay daños considerables". Los equipos de socorro realizan actividades de rescate.
Se reportan más de 600 heridos en Little Rock, Arkansas, pic.twitter.com/42bQm07W9u
— Radio Calidad 1230AM (@AlertaCalidad) March 31, 2023
Veja mais vídeos a seguir.
Ainda persiste neste sábado (1º) um alerta de risco iminente de tornados e queda de granizo na região nordeste dos Estados Unidos, englobando Filadélfia, Pittsburgh, Pensilvânia e Nova York.
#ÚLTIMAHORA‼️ #URGENTE 🚨🚨🚨
🇺🇸 Estados Unidos | 🌪 ALERTA ⚠️
Otro enorme #Tornado | #Twister ha destrozado todo a su paso en #LittleRock | #Arkansas
Una oleada de tornados está asolando #EEUU | #USA 🌪🌪🌪 pic.twitter.com/VEWOw8a5O7
— ✡︎ 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐳𝐚𝐬 𝐓𝐢𝐦𝐞𝐬 ✠ (@Finanzas_Times) March 31, 2023
DanVitorPH: 🌪 O Presidente dos Estados Unidos aprovou uma declaração de calamidade pública para vários distritos do estado do Mississippi pelo resultado das tempestades, fontes de corrente descendentes e tornados que custaram a vida de mais de vinte … pic.twitter.com/FL7gqGHWNR
— Etc&Tals Space (@EtceTalsSpace) March 26, 2023
Paralelamente, os tornados têm gerado efeitos desastrosos em Oklahoma, provocando cerca de 100 novos incêndios florestais que têm consumido a vegetação de forma avassaladora.