Situações extremas, como um incêndio em um shopping, podem rapidamente se transformar em um verdadeiro caos. A tensão aumenta, os nervos afloram, e qualquer sinal de perigo se espalha como um incêndio.
No último sábado, 19 de abril, o Shopping ViaCatarina, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi palco de uma situação dramática que causou pânico entre os consumidores.
A loja onde o fogo teve início ficou praticamente isolada, mas o medo se alastrou, gerando correria e empurra-empurra entre os presentes, até que a situação fosse controlada. O incêndio teve origem no depósito de uma das lojas, localizado no primeiro andar do shopping.
A equipe de brigadistas do shopping agiu rapidamente, utilizando mais de cinco extintores até a chegada do Corpo de Bombeiros. Embora o fogo tenha sido controlado antes de se espalhar por outras áreas, a fumaça que se espalhou pelos dutos de ventilação causou grande visibilidade do incidente, aumentando ainda mais a sensação de descontrole entre os presentes.
Com a evacuação imediata, parte dos frequentadores se viu apavorada e sem saber qual direção tomar. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o tumulto que tomou conta dos corredores e do estacionamento. A confusão era tamanha que as pessoas, muitas vezes em pânico, se empurravam em busca de uma saída segura.
Uma loja do Shopping Via Catarina, na Palhoça, teve um princípio de incêndio na noite deste sábado (19), por volta das 20h40.
Vídeo: Gui Medeiros pic.twitter.com/IDneZQw7Yv
— Portal SCC10 (@portal_scc10) April 20, 2025
A pressão de uma situação inesperada pode revelar o pior comportamento humano em momentos de crise. A rápida ação dos bombeiros e da brigada interna foi crucial para evitar maiores danos e garantir que ninguém se ferisse. No entanto, o incidente deixou um rastro de medo e apreensão.
Mesmo com a evacuação eficiente, o trauma psicológico deixado por esse tipo de experiência não é facilmente superado. Muitos consumidores ainda estão processando o ocorrido, e as imagens do tumulto nos corredores do shopping continuam a circular, amplificando o temor.
https://www.instagram.com/p/DIplUUnRYFj/
O comércio, que inicialmente deveria ser um local de lazer, transformou-se em um cenário de pânico e desorganização, evidenciando a fragilidade de qualquer ambiente quando as condições extremas surgem.