Um acidente com uma aeronave de pequeno porte deixou uma pessoa morta e oito feridas na manhã desta quinta-feira, na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Não há informações sobre o estado de saúde atual das vítimas.
O avião sofreu uma extração de pista, ou seja, ultrapassou os limites de pouso da pista do Aeroporto Municipal, atravessou o alambrado da cabeceira 09 e explodiu na faixa de areia, atingindo pedestres próximos à pista de skate.
URGENTE: Imagem chocante mostra aeronave atravessando uma avenida e logo em seguida explodindo na praia em Ubatuba (SP).Ainda não tem informação sobre os passageiros ou vítimas em terra. pic.twitter.com/JpBrC5gYMD
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) January 9, 2025
Segundo informações da concessionária que administra o aeródromo, a aeronave, que saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, estava realizando uma tentativa de pouso em condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada.
A Prefeitura de Ubatuba confirmou que a única vítima fatal foi o piloto, enquanto outras sete pessoas, incluindo duas crianças, ficaram feridas. Entre os feridos, três eram pedestres atingidos pelos destroços.
🚨#URGENTE: Vídeo mostra momento em que corpo de bombeiros resgata criança de aeronave de caiu em Ubatuba.
— Felipe Emerson (@_Felipe_Lima) January 9, 2025
Dinâmica do acidente
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o avião cruza a pista em alta velocidade, colide com um veículo e explode ao chegar à faixa de areia, próximo ao mar. Imagens posteriores revelam escombros da aeronave cercados por resgatistas e curiosos na orla.
🚨#SONDAKİKA Brezilya'nın São Paulo'nun kuzey kıyısındaki Ubatuba Havalimanı'nda pistten çıkan Cessna 525 CitationJet 1 tipi uçak caddeyi geçerek sahilde alev aldı. pic.twitter.com/uOkwzVdrCv
— Gökhan Artan (@gokhanartancom) January 9, 2025
A aeronave, modelo com matrícula PR-GFS, estava registrada com a situação de aeronavegabilidade considerada “normal” pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas possuía restrições para operação como táxi aéreo. No entanto, informações preliminares indicam que o avião transportava cinco pessoas: três adultos e duas crianças.
Investigações em andamento
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já estão no local para coletar informações sobre o acidente. A ação inicial incluirá o levantamento de dados, análise dos danos causados e preservação dos elementos que possam esclarecer as causas do ocorrido.
▶️ Avião que explodiu em Ubatuba pertence ao fazendeiro goiano Nelvo Fries
Produtor rural Nelvo Fries é dono do jatinho que explodiu na praia, deixando mortos e feridos no litoral paulista. pic.twitter.com/m56ZjYDmjb
— Global RS Noticias (@ANisesf) January 9, 2025
Impacto local e segurança
O acidente reacende o alerta sobre operações de pouso em condições climáticas degradadas e a importância de seguir rigorosamente as autorizações de operação de aeronaves. As autoridades continuam trabalhando para garantir a segurança no local e para dar suporte às vítimas e seus familiares.