No último sábado (29/04), um toureiro sofreu uma dura lesão durante um evento no México. Arturo Macías participava de uma apresentação na Feira de San Marcos, em Aguascalientes, quando foi atacado.
O animal, um touro de cerca de 600 quilos, conseguiu alcançar o toureiro e disparar uma chifrada certeira. Conhecido no mundo da tourada como “El Cejas”, Arturo foi levado as pressas para o hospital.
Segundo pessoas que estavam no local, a apresentação inteira foi marcada pela agressividade do animal, com Arturo desviando de outras chifradas. Nesse momento, no entanto, o touro conseguiu atingi-lo em cheio.
De acordo com informações do laudo médico do hospital para onde o toureiro foi levado, a lesão é profunda. Trata-se de uma perfuração sob a axila direita, de oito centímetros de comprimento e três de largura.
Apesar de ter sido atingido em cheio, Arturo conseguiu se levantar e sair caminhando do local, quando outros homens entraram na arena para distrair o animal. O touro é chamado de Cayito no local.
Arturo foi levado ao hospital Mac Sur, onde permanece internado. Pelas redes sociais, ele falou sobre o caso pela primeira vez e tentou tranquilizar o público, apesar de reconhecer a gravidade da lesão.
Trasladán del emergencia al Torero Arturo Macias "El Cejas" tras ser cornado en la corrida de Feria en la Plaza Monumental de Aguascalientes. pic.twitter.com/KoEE3b0oXW
— Cesar Rojo (@CesarRojoAlba1) April 30, 2023
“Hoje, estou muito dolorido, foi um dia triste e difícil; dói para respirar, falar ou se mover. Ainda estou em terapia intensiva. Obrigado pelas mensagens de apoio”, escreveu.
Hoy muy dolorido, ha sido un día triste y difícil; duele respirar, hablar o moverme.
Sigo en terapia intensiva.
¡Gracias por sus mensajes de apoyo! pic.twitter.com/RHdiGGOlFl— Arturo Macías (@ArturoMaciasOF) May 1, 2023
O México é um dos países no mundo que ainda permitem a realização de touradas, que surgiram no período medieval na Espanha. No Brasil, eventos do tipo são proibidos por lei.