Na última sexta-feira (26), o comediante Fábio Porchat usou suas redes sociais para abordar um tema sensível. Porchat se manifestou publicamente após defender o humorista Léo Lins, que teve um especial derrubado do Youtube por denúncias de racismo.
No especial em questão, Léo Lins fazia uma série de “piadas” com temas sensíveis. No texto, inclusive, o humorista ironiza a escravidão, tratando o regime escravocrata como “emprego”.
Num primeiro momento, Porchat usou seu twitter para condenar a decisão judicial que havia determinado a remoção do especial. Na ocasião, Porchat defendeu que o humorista deve ter o “direito de ofender”.
Após a manifestação, Porchat foi duramente criticado. Muita gente questionou o artista por, em outras ocasiões, ter se dito antirracista e, nessa situação, ter se posicionado de tal forma.
Passados alguns dias da polêmica, Porchat excluiu seus tweets na rede do passarinho e publicou um vídeo no Instagram. Na gravação, ele afirma ter refletido e se informado, o que o fez mudar de ideia sobre seu primeiro posicionamento. Assista o vídeo a seguir.
Fábio expôs sua opinião sobre o assunto e afirmou ter sido procurado por muitas pessoas. Pochart reforçou suas preocupações em relação a liberdade de expressão, mas demostrou ter refletido sobre o caso de Léo Lins.
“Tenho pensado bastante, nos últimos dias, depois de ter postado lá no Twitter. Li muita coisa, recebi muita mensagem, conversei com muita gente legal e entendi totalmente as reações (…)“, começou sua declaração.
Ver essa foto no Instagram
Na sessão de comentários, as opiniões se dividiram. Muita gente se mostrou satisfeita pelo mea culpa do artista, enquanto muita gente deu mais peso à primeira declaração. Ainda houveram aqueles que acusaram Porchat de ceder ao “politicamente correto”.