A Polícia Federal do Espírito Santo encontrou indivíduos nigerianos escondidos no leme de um navio com destino ao Porto de Santos, em uma ocorrência ocorrida nesta segunda-feira.
De acordo com a PF, as quatro pessoas foram descobertas pelos membros da tripulação da embarcação, que prontamente alertaram as autoridades brasileiras.
Segundo informações da Polícia Federal, o navio, registrado sob a bandeira da Libéria, partiu de Lagos, Nigéria, em 27 de junho, percorrendo uma viagem de aproximadamente 13 dias até chegar à costa brasileira.
A distância entre o Espírito Santo e o país africano é de cerca de 5,5 mil quilômetros. Um vídeo divulgado pela PF mostra agentes mencionando que dois dos estrangeiros não possuem habilidades em natação:
Durante a substituição da tripulação em um navio que havia atracado em águas do Espírito Santo, os quatro indivíduos nigerianos foram descobertos. O comandante da embarcação foi informado e acionou o Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal.
Agentes da PF prontamente se dirigiram ao navio e removeram os estrangeiros do compartimento de leme, onde eles haviam permanecido escondidos durante toda a viagem.
“Todos foram resgatados pelo grupamento marítimo da PF em razão de suas condições precárias de saúde, e por motivos humanitários foi autorizado o desembarque condicional”, disse a Polícia Federal por meio de nota.
Para a PF os estrangeiros afirmaram que são de origem nigeriana e estava sem documentos de identificação. Os imigrantes foram conduzidos para a PF para que pudessem ser identificados, agora eles estão sob custódia da agência mercantil e deverão ser enviado para Nigéria em breve.