Se cirurgias já são fascinantes, imagine uma cirurgia no cérebro feita enquanto o paciente toca saxofone? A cena, que parece roteiro de filme de ficção científica, aconteceu no Hospital Paideia Internacional, na cidade de Roma, Itália.
O procedimento foi filmado e trechos foram divulgados, causando espanto. A cena é realmente impressionante, mas tem uma explicação. Na realidade, os profissionais não estavam tentando se gabar ou nada do tipo.
O que acontece é que procedimentos na região são muito delicados e é necessária muita precisão. Operar no cérebro enquanto o toca o saxofone significa que os médicos teriam uma resposta em tempo real, evitando erros.
Isto é, enquanto opera o cérebro é importante que o cirurgião saiba qual área esta afetando. Se o músico tivesse alguma alteração na maneira como tocava o instrumento, o cirurgião saberia que algo estava errado.
Veja a seguir o vídeo publicado por ele do momento da cirurgia.
A cena ganhou grande repercussão depois de ser compartilhada pela mídia do país. 10 profissionais estiveram envolvidos na cirurgia, que possui um grau elevado de dificuldade e também de risco. Foram 9 horas de cirurgia.
“Cada cérebro é único, assim como cada pessoa (…) Cada cirurgia acordada não só permite obter o máximo resultado em termos de remoção da patologia, mas é uma verdadeira descoberta”, declarou o neurocirurgião Christian Brogna.
Ver essa foto no Instagram
O músico foi identificado apenas como G.Z e foi ele mesmo quem escolheu tocar saxofone durante a cirurgia. A música escolhida foi o tema do filme “Love Stoy”, de 1970.