Um vídeo mostra os momentos antes de uma tragédia que tirou a vida de Diana Francine dos Santos Rodrigueiro, de 22 anos de idade, que estava em uma fazenda, na região de Cajati, interior de São Paulo.
Nas imagens, ela apareceu passando pela plantação de açaí com um saco nas mãos, enquanto uma colega utiliza uma ferramenta de alumínio para cortar os frutos.
Alguns segundos depois, ao apoiar o instrumento próximo à fiação elétrica, ela recebe uma forte descarga que a derruba de forma instantânea. O momento foi filmado por sua madrasta, Naiara da Silva Lima. “Sempre gostei de filmar nosso dia a dia”, disse.
Segundo ela, as três mulheres responsáveis pela colheita revezavam entre as tarefas necessárias, a colheita e o recorte, mas não tinham orientação nenhuma sobre o manuseio das ferramentas ou sobre possíveis riscos elétricos.
Após ter acontecido o choque, colegas correram para ajudar a jovem, que foi levada com urgência para uma unidade de saúde. Mas, mesmo com todos os esforços das autoridades, ela não resistiu e seu falecimento foi confirmado.
As autoridades informaram que o caso foi registrado como “morte suspeita” e que um inquérito será realizado para saber mais detalhes das circunstâncias da morte. Peritos já foram ao local para coletar provas e realizar necropsia, além de uma perícia.
A morte de Diana, juntamente com o vídeo comovente, chama atenção e levanta questionamentos sobre a necessidade de treinamentos e instruções sobre segurança do trabalho em atividades rurais, especialmente naquelas que envolvem fiação elétrica.
No momento, amigos e familiares da jovem aguardam o desfecho das investigações para entender de que forma essa tragédia poderia ter sido evitada. Mensagens de condolências também são enviadas a todos que sofrem com a perda da jovem trabalhadora.