Nesta última sexta-feira, dia 9 de agosto, ocorreu um grave acidente de avião na região de Vinhedo, em São Paulo, que deixou 62 pessoas mortas. De forma recente, imagens da abertura das caixas-pretas do avião foram expostas.
As duas caixas-pretas foram transferidas para o laboratório de leitura e análise de dados, onde os dados foram extraídos com sucesso. “Os dados foram obtidos, validados, e agora aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores”, disse Marcelo Moreno.
Marceo Moreno é o chefe do Cenipa, centro que investiga acidentes áereos, e ele informou que a extração desses dados irá permitir entender como foi a dinamica dos voo e os fatores que levaram ao trágico acidente.
Além disso, os dois motores da aeronave serão examinados em São Paulo para verificar se estavam operando com potência no momento em que ocorreu a fatalidade.
A previsão para a divulgação do relatório preliminar da investigação é cerca de trinta dias. Várias autoridades foram acionadas para coloborar com a investigação, inclusive estrangeiras, visto que a aeronave foi fabricada na França e seus motores são do Canadá.
A cooperação entre os especialistas de Brasil, França e Canadá será crucial para determinar as causas do acidente. No momento, várias pessoas lamentam o trágico acidente aéreo que vitimou várias pessoas.
Um acidente como este, envolvendo uma aeronave de voo comercial, não acontecia no Brasil desde 2007. As autoridades irão trabalhar para identificar qual teria sido a causa da tragédia.