Apenas uma semana após o falecimento do Papa Francisco, que não resistiu no dia 21 de abril de 2025, o Vaticano divulgou um vídeo inédito que trouxe novos detalhes sobre os seus últimos dias e os simbolismos em torno de sua morte.
O pontífice, primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica, não resistiu aos 88 anos de idade, após ter sido vítima de um derrame em sua residência no Vaticano, um dia após sua última apariaçõ pública, onde fez um apelo pela paz global.
Francisco morreu no dia que é conhecido como “Segunda-feira do Anjo”, na qual, se celebra a ressureição de Cristo e reforça a imagem de um líder cuja vida foi dedicada a humildade, acolhimento e esperança.
No vídeo inédito, é possível se ter detalhes de seu último discurso, que mostra que seu último pedido foi um chamado à paz, o que ressalta temas centrais durante o seu papado, como justiça social e acolhimento aos marginalizados.
O funeral do Papa foi histórico, marcado pela presença de 30 mil pessoas, incluindo 50 chefes de Estado. Atendendo a um pedido pessoal, ele foi enterrado em seu local de devocação favorito, em um caixão simples de madeira.
Horas após o seu funeral, o Vaticano divulgou um vídeo inédito gravado no dia 8 de janeiro de 2025, onde Francisco deixou um recado diretamente aos mais jovens, além de ter feito um pedido:
“Queridos meninos e meninas, uma das coisas mais importantes da vida é ouvir. […] Responder no meio da explicação não contribui para a paz. Escutem bastante, como os avós nos ensinaram”, declarou.
Nascido em Buenos Aires, o papa revolucionou com seus gestos de humildes, suas críticas públicas ao capitalismo selvagem e a cultura o descarte, além de defender migrantes, indígenas e presos.
Sua morte traz à tona reformas internas que a Igreja enfrenta e a aproximação com fiéis de todas as classes. O Papa era extremamente querido, até mesmo entre aqueles que não são da religião católica, por seus ensinamentos de humildade e aceitação.