O hábito de pegar “carona”, ou “rabeira”, em veículos não é exatamente algo novo. No entanto, os perigos envolvidos nesta prática continuam os mesmo, mesmo após tanto tempo.
Em Curitiba, um vídeo acabou viralizando após flagrar o momento exato em que um adolescente quase perde a vida fazendo a “brincadeira”. O garoto estava acompanhado de um amigo.
Os dois aparecem nas imagens de bicicleta enquanto pegam “carona” com o ônibus. Em dado momento, algo da errado e o adolescente cai da bicicleta, quase sendo arrastado pelo ônibus.
Quem fez a filmagem aparentemente foi um passageiro que vinha no ônibus de trás. Impressionado com a cena, o homem comenta e filma o rosto dos dois menores: “aí, ó”.
Felizmente, apesar do grande risco corrido, nenhum dos dois adolescentes sofreu ferimentos graves. Os dois, depois do susto, se “abrigam” na divisória da pista, enquanto recuperam o fôlego.
Em nota, a prefeitura afirmou que vem realizando ações educativas na cidade, com o objetivo de orientar sobre o quão perigoso esse tipo de atividade pode ser. A prefeitura informou que existem grupos organizados que incentivam ciclistas a fazerem a prática.
“As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade”, diz ainda a nota da prefeitura.
Algumas das versões do vídeo mostram o rosto dos meninos, mas essa publicação vai preservar a identidade deles. O vídeo serve de alerta para os riscos envolvidos nesse tipo de prática.
Especialmente nas redes sociais, as imagens tem causado espanto e espalhado um sentimento de preocupação. Especialmente entre adolescentes a atividade parece ser bem popular, apesar dos riscos que estão envolvidos diretamente.