Na manhã desta terça-feira (3), dois aviões da companhia aérea Latam colidiram no pátio de embarque e desembarque do aeroporto de Congonhas, que fica localizado na Zona Sul de São Paulo.
O incidente, ocorrido por volta das 8h24, aconteceu em baixa velocidade, não deixou feridos e não causou atrasos ou cancelamentos de voos. Imagens que circulam entre grupos de pilotos mostram o momento em que uma das aeronaves, em movimento, encosta na lataria de outro avião que estava estacionado.
Segundo a concessionária Aena, responsável pela administração do terminal, “a ponta da asa de uma aeronave com destino a Campo Grande (MS) entrou em contato com a cauda de outra, que seguiria para Brasília (DF)”. Fotografias registradas de dentro de uma das aeronaves revelaram danos visíveis na lataria de ambas.
A Latam confirmou o ocorrido por meio de nota oficial, destacando que o incidente não representou risco aos passageiros ou tripulantes. Todos foram desembarcados de forma segura e sem intercorrências.
A companhia também informou que está cooperando com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que já iniciou as apurações sobre as causas do acidente.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
O episódio chama a atenção para a importância de rígidos protocolos de segurança durante as operações em solo, especialmente em aeroportos movimentados como Congonhas.
As investigações devem trazer esclarecimentos e, possivelmente, indicar medidas para evitar novas ocorrências. O incidente não provocou a interdição das pistas e voos não foram cancelados.