Curiosidades

Vídeo: Cientista raspou e retirou um cravo em sua testa, filmou sob um microscópio e o resultado foi assustador

As imagens viralizaram.

ANÚNCIOS

Já parou para pensar que seu rosto não é apenas seu? Pois bem, permita-me dizer que você também está sediando uma festa minúscula, e os convidados são os ácaros Demodex.

Antes que você fique horrorizado, deixe-me tranquilizá-lo, pois esses minúsculos inquilinos são, na maior parte do tempo, inofensivos e até mesmo benéficos.

Eles são como zeladores silenciosos da sua pele, alimentando-se de células mortas e excesso de óleo. Bem interessante, não é mesmo?

Agora, vamos adentrar esse mundo diminuto. Os ácaros Demodex, quase invisíveis a olho nu, passam a maior parte de suas vidas relaxando em seus poros, emergindo somente à noite para participar de um pouco de diversão noturna.

ANÚNCIOS

Sim, eles percorrem seu rosto em busca de parceiros e, em seguida, retornam aos poros para depositar seus ovos. E você achava que sua rotina noturna não era agitada!

No entanto, não se sinta excessivamente especial, pois estes ácaros não são exclusivos de nós. Eles têm se estabelecido em mamíferos desde tempos imemoriais. Michelle Trautwein, uma especialista em insetos na Califórnia Academy of Sciences em San Francisco: “Eles não estão apenas em nós; estão em todos os mamíferos. Então, eles evoluíram inicialmente em mamíferos primitivos e evoluíram à medida que os mamíferos se evoluíram”.

Essa intrigante história microscópica foi revelada por James Weiss, um pesquisador que descobriu um poro obstruído em sua testa. Ao examiná-lo com um microscópio, ele revelou uma animada comunidade de ácaros Demodex. Confira o vídeo a seguir.

Agora, aqui está a verdade surpreendente: há pouco que você pode, ou deve, fazer para se livrar desses ácaros. Eles fazem parte do equilíbrio da nossa pele. Como afirma Bruce Robinson, um dermatologista sediado em Nova York, “Há uma harmonia na pele, boas bactérias e microorganismos, e se você perturbar essa harmonia, pode criar outros problemas.”

ANÚNCIOS

Confira o vídeo abaixo:

É claro que a ideia de ácaros festejando em seu rosto pode causar arrepios. No entanto, de certa forma, o Demodex é uma prova da beleza e complexidade da natureza.

Todos nós desempenhamos um papel nessa intrincada teia da vida, desde o menor ácaro até a árvore mais alta. Portanto, da próxima vez que se olhar no espelho, lembre-se de que você é mais do que apenas um ser humano; você é um ecossistema ambulante e falante.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.