Notícias

Velório e sepultamento de Arlindo Cruz foi marcado por comoção, cerveja liberada e presença de famosos

ANÚNCIOS

O sambista ficou com a saude bastante debilitada desde 2017 quando sofreu um AVC.

ANÚNCIOS

O sambista Arlindo Cruz, considerado um dos grandes nomes do gênero no Brasil, foi sepultado neste domingo (10) no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em uma cerimônia restrita à família e a amigos próximos.

O músico faleceu na sexta-feira (8), aos 66 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após enfrentar sequelas de um acidente vascular cerebral hemorrágico sofrido em 2017.

ANÚNCIOS

A despedida começou na noite de sábado (9) e se estendeu pela madrugada até a manhã de domingo, na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, reunindo centenas de fãs, amigos e admiradores. A

A cerimônia seguiu o pedido do próprio artista e de sua família, com música, churrasco e cerveja, em um clima de celebração da vida. Vestir roupas claras também foi uma orientação especial, com significado de transmitir luz e alegria em homenagem ao sambista.

O velório contou com apresentações musicais, incluindo a participação de Arlindinho, filho do cantor, que tocou cavaquinho e interpretou sucessos do pai. Ele destacou que a homenagem refletiu exatamente o que Arlindo desejaria, reafirmando seu legado artístico e pessoal.

@fama.in.foco

O corpo de Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas do Brasil, foi enterrado no início da tarde deste domingo (10), em uma cerimônia reservada à família e alguns amigos, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. O artista se despediu como viveu: cercado de música. O velório foi realizado na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, na Zona Norte, e reuniu centenas de pessoas. A despedida teve início na noite de sábado (9), seguiu durante a madrugada deste domingo (10) e foi encerrada às 10h. Arlindinho, filho do sambista, tocou cavaquinho e cantou vários sucessos do pai, entre eles, “O Show Tem Que Continuar”. Segundo ele, a despedida aconteceu exatamente como o pai gostaria. A pedido de Arlindo teve cerveja liberada! A despedida ao sambista seguiu a tradição das religiões de matriz africana. O ritual é conhecido como gurufim, que mistura música e dança em um clima de celebração. A cerimônia atendeu a um pedido especial da família: que todos comparecessem vestindo roupas claras. A orientação tem um significado simbólico — os tons de luz representam a alegria e a energia de quem é homenageado. Várias coroas de flores também foram posicionadas no local, entre elas a da Beija-flor de Nilópolis e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja da Silva. #famainfoco #fama #fofoca #fofocasdosfamosos #famosos #familia #filmes #novelas #série #livros #notícias #tiktoknews #aovio #saúde #saudemental #cinema #celebridades #TV #dicas #beleza #moda #humor #filmes #show #musica #informação #opinião #jornalismo #cancer #pele #engajamento #escola #profissional #kdrama #dorama #fãs #viagem #turismo #live #humor #frases #mensagens #pensamentos

♬ Boundless Worship – Josué Novais Piano Worship

A viúva, Babi Cruz, demonstrou emoção ao se despedir, sendo amparada pela filha mais nova, Flora Cruz. Entre os presentes, estiveram artistas como Zeca Pagodinho, amigo e compadre de longa data, que ressaltou a alegria e a energia que sempre marcaram a trajetória de Arlindo.

ANÚNCIOS

Coroas de flores enviadas por escolas de samba e autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva, foram posicionadas no local.

O ritual de despedida seguiu tradições de matriz africana, conhecidas como gurufim, unindo canto, dança e espiritualidade. Para os familiares, amigos e admiradores, o momento foi mais que uma homenagem, foi a reafirmação de que a obra e a influência de Arlindo Cruz permanecerão vivas no samba brasileiro.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.