Um dia após a atriz Fernanda Torres conquistar o prêmio inédito de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no X (antigo Twitter) para criticar a gestão atual e os recursos destinados à Lei Rouanet.
Bolsonaro fez a postagem nesta segunda-feira (6 de janeiro), compartilhando um vídeo de um internauta que havia sido publicado em 18 de dezembro de 2024. O vídeo, que mostrava uma reclamação sobre as balsas em Goiânia, serviu de gancho para o ex-presidente lançar críticas ao governo federal, em particular ao investimento em infraestrutura.
– Parece vídeo repetido, mas não é. Outro brasileiro denunciando a volta da INDÚSTRIA DAS BALSAS.
– O investimento na infraestrutura é rechaçada pela gestão lula e coincidentemente jamais cobrada conclusão por outros de outrora.
– Enquanto isso, a Rouanet… pic.twitter.com/1aUjgslpiq
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 6, 2025
“Parece vídeo repetido, mas não é. Outro brasileiro denunciando a volta da ‘indústria das balsas’. O investimento em infraestrutura é rechaçado pela gestão Lula e, coincidentemente, jamais cobrado por outros governantes de outrora. Enquanto isso, a Rouanet…”, escreveu Bolsonaro na postagem, fazendo uma alusão indireta à Lei Rouanet, que destina recursos públicos ao financiamento de projetos culturais.
No entanto, o filme que garantiu o prêmio a Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, não recebeu nenhum recurso da Lei Rouanet. Na verdade, o longa não figura na lista de produções beneficiadas pela lei, que, além disso, limita o financiamento de filmes de longa-metragem.
Fernanda Torres foi premiada por sua atuação no filme que aborda a história de Rubens Paiva, ex-deputado e vítima da ditadura militar. A vitória da atriz, que repercutiu globalmente, gerou ainda mais polêmica, já que Bolsonaro, em sua biografia “Mito ou Verdade”, escrita por seu filho Flávio Bolsonaro, chegou a mencionar a família Paiva, destacando a convivência na cidade, onde cresceu, e sua relação com eles.
Apesar das polêmicas em torno de sua figura, Bolsonaro continua sendo uma figura de destaque nas discussões políticas brasileiras, especialmente em relação a temas como a Lei Rouanet e outros investimentos públicos. Ele atua como uma das principais oposições ao governo Lula.