O Ministério da Saúde determinou a investigação sobre a morte de Cid Penha, um turista paulista que foi a óbito durante viagem pela Bahia. Existe a suspeita de que Penha tenha sido picado por uma aranha.
Cid faleceu no último domingo (14/07), enquanto conhecia o município baiano de Morro de São Paulo. A principal tese sobre a morte indica que o homem, de 65 anos, tenha sido picado por um animal de peçonha.
Existem teorias de que o animal tenha sido uma aranha-marrom, embora não seja consenso entre especialistas. As investigações sobre o caso devem trazer melhor esclarecimento sobre a causa da morte.
Cid fazia a viagem acompanhado de outros seis amigos. Em 9 de julho, o grupo fez um passeio de barco e depois jantou em um restaurante. Ainda naquela noite, se queixou de uma “picada” na perna, sem ter conhecimento de qual animal o picou.
Já no dia seguinte, Cid procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde de Morro de São Paulo. A região onde teria acontecido a picada já estava inchado e avermelhada. O quadro, no entanto, só piorou.
Cid inicialmente foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Valença (unidade filantrópica), onde o quadro continuou piorando. Na sequência, o idoso foi levado ao Incar, em Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu.
Até o momento, o animal responsável pela picada não foi identificado. As investigações devem esclarecer o que aconteceu antes da morte do idoso.