Uma das marcas do primeiro mandato de Trump como presidente dos EUA, entre 2017 e 2021, foram as políticas fortes contra imigrantes. Agora, segundo o The Wall Street Journal, a mesma política será retomada.
O jornal, que é um dos de maior credibilidade nos EUA, publicou uma matéria falando sobre os primeiros passos do novo mandado de Trump. Segundo a publicação, a primeira semana será marcada por uma ação forte contra imigrantes ilegais.
Fontes ouvidas pelo jornal afirmaram que a primeira semana do mandato, que será a partir de terça-feira, deverá ser palco de uma operação em larga escala, a ser realizada na cidade de Chicago.
Um dos motivos apontados pelo jornal sobre a escolha da cidade seria a rixa que existe entre Trump e o prefeito Brandon Johnson, que é um democrata crítico das políticas do próprio Donald Trump.
Outro motivo para a escolha da cidade de Chicago, como alvo da primeira operação contra imigração ilegal, seria a expectativa de muitas apreensões, já que a cidade é um dos principais destinos.
É esperado que entre 100 a 200 agentes do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos participem da ação. O aperto contra imigrantes ilegais foi uma das promessas de campanha de Trump.
O The Wall Street Journal aponta ainda que a ação em Chicago deve mirar inicialmente em imigrantes que tem passagem criminal. No entanto, não esta descartada a apreensão de imigrantes ilegais que não tenham passagem criminal.
Além de Chicago, cidades como Miami, Denver, Los Angeles e Nova Iorque, além de outras, também devem ser alvo de operações ao longo dos próximos meses. As informações, no entanto, ainda não foram confirmadas pela próxima gestão. Trump vai ser empossado no próximo dia 20.