Donald Trump concedeu sua primeira entrevista à TV desde que foi eleito como novo presidente dos EUA. Trump conversou com a NBC e falou sobre diversos temas, com alguns deles chamando bastante a atenção.
Um desses pontos foram as declarações sobre a OTAN. Trump, que já foi bastante crítico contra a aliança em seu mandato anterior, voltou a falar sobre o assunto em tom crítico e chegou a admitir que pode considerar deixar a aliança.
Trump nunca escondeu o incomodo com a falta de investimento por parte de seus aliados. A OTAN demanda o investimento de 2% do PIB de cada país aliado, mas o presidente eleito dos EUA aponta que muitos países não cumprem o acordo.
“Se eles estiverem pagando suas contas, e se eu achar que eles estão fazendo um justo – que eles estão nos tratando de forma justa, a resposta é que com certeza eu ficaria com a Otan”, afirmou após tecer críticas.
Caso os EUA deixem a aliança, por exemplo, um país que sofreria bastante é a Ucrânia. Em conflito com a Rússia, a Ucrânia depende diretamente do apoio militar dos EUA, mas deve muito disso aos acordos da OTAN.
Em seu tom de crítica, Trump citou a Europa, mas também criticou o Canadá. O país vizinho é mais um que integra a aliança, mas enfrenta críticas dos EUA por conta dos valores que investe em defesa militar.
Trump, que já falou em defesa de um acordo entre Rússia e Ucrânia para encerrar a guerra, evitou falar sobre o assunto durante a nova entrevista. “Não quero dizer nada sobre isso, porque não quero fazer nada que possa atrapalhar as negociações”, declarou.