Zhanna Samsonova, com 39 anos de idade, era uma influenciadora vegana conhecida por sua dedicação a uma dieta restritiva de frutas cruas, sementes de girassol e sucos nos últimos cinco anos. No entanto, a triste notícia de sua morte de fome e exaustão abalou seus milhares de seguidores. A notícia foi divulgada pelo New York Post nesta terça-feira (1º).
Vivendo no sudeste da Ásia, Zhanna supostamente aderiu exclusivamente a essa dieta crua vegana, acreditando que seu corpo e mente se transformavam diariamente. Nas redes sociais, ela compartilhava animadamente seu regime restritivo, incentivando outros a seguirem seus passos.
Contudo, os hábitos alimentares restritivos da influenciadora tornaram-se preocupantes nos últimos meses de sua vida, como relatou sua mãe, Vera Samsonova. Zhanna faleceu em 21 de julho devido a uma “infecção semelhante à cólera” que foi agravada pelo esgotamento de seu corpo. Essa informação foi noticiada pelo jornal russo Vechernyaya Kazan.
Amigos próximos também expressaram preocupações com a saúde de Zhanna. Um amigo não identificado a viu no Sri Lanka alguns meses antes de sua morte, notando seu estado exausto e convencendo-a a buscar tratamento. No entanto, ela resistiu às tentativas de ajuda e continuou com seus hábitos restritivos.
Outro colega relatou que, nos últimos sete anos, Zhanna só se alimentava de jaca e durião, uma fruta conhecida por seu odor forte e desagradável. Eles acreditam que suas escolhas alimentares foram um fator determinante em sua trágica morte.
Ver essa foto no Instagram
A notícia da morte de Zhanna provocou uma onda de lamentos nas redes sociais, onde milhares de internautas também alertaram sobre os riscos de seguir uma dieta tão restritiva sem supervisão profissional adequada.