Com o fim se aproximando, a trama de “Travessia” vai se desenrolando e alguns enredos estão sendo finalizados, incluindo o de Helô, Creusa e Pilar. A ladra capturou a empregada e agora a está usando como barganha para conseguir roubar o cofre que contém o mapa das joias.
A agente da lei irá armar um elaborado plano para salvar sua funcionária e evitar o assassinato que Pilar planejou para ela.
Helô recebe um recado de Pilar na televisão logo após o setor de inteligência localizar a área do cativeiro:
“Vamos aos finalmente! Hoje à noite, você vai deixar uma caixa com o mapa e a chave no local que eu vou indicar. Siga as pistas. E vá sozinha! Sozinha mesmo. Não tente ser esperta. Qualquer resvalo, ela morre.”
Agindo com cautela, Helô tenta descobrir onde está Creusa enquanto Pilar fica atenta à polícia. Helô consegue localizar a casa onde a empregada está presa e avisa a equipe policial.
Pilar, por sua vez, suspeita que algo está errado e se prepara para fugir com Creusa antes da chegada da polícia.
Em busca da pista, Helô parte solitária rumo ao poste, confiando em uma equipe camuflada como civis para garantir sua segurança.
Mas a astúcia de seus aliados não engana Pilar, que se deixa iludir e se aproxima da delegada como uma presa fácil.
Em um gesto rápido e preciso, Helô dá a ordem para que um único tiro seja disparado com precisão letal.
Não perde de vista, mira bem e só atira quando tiver certeza do acerto, ordena Pilar. As palavras ecoam nos ouvidos de Creusa, que se desespera diante das ordens implacáveis. Ela suplica com fervor para que não machuquem sua patroa.
“O que é que vocês vão fazer com dona Helô? Não façam mal nenhum a dona Helô, não!”.