Quatro cidadãos brasileiros perderam suas vidas no conflito entre Rússia e Ucrânia que se prolonga há quase 18 meses. Antônio Hashitani, 25 anos, originário do Paraná, é a vítima mais recente, tendo sido vitimado em Bakhmut, na Ucrânia.
Embora o Brasil não tenha oficialmente enviado tropas, alguns brasileiros se deslocaram à Ucrânia visando auxiliar no conflito. Muitos deles integram a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, uma unidade paramilitar formada por estrangeiros.
De acordo com o OHCHR, aproximadamente 9 mil indivíduos morreram na Ucrânia desde o início da hostilidade em fevereiro de 2022 até julho deste ano.
Perfil das vítimas:
Antônio Hashitani, 25, Curitiba: Estudante de medicina, Antônio interrompeu seus estudos para participar de iniciativas humanitárias. Antes de sua trágica passagem pela Ucrânia, já havia participado de missões humanitárias na África, incluindo a construção de um parque infantil na Tanzânia.
André Luis Hack Bahi, 44, Porto Alegre: André foi a primeira vítima brasileira confirmada, tendo perdido a vida em junho de 2022. Ele foi à Ucrânia com a intenção de lutar e salvou dois combatentes antes de ser fatalmente atingido. André tinha sete filhos e, conforme relatos de sua irmã, estava comprometido com sua missão.
Douglas Rodrigues Búrigo, 40, São José dos Ausentes: Morto em julho de 2022, Douglas inicialmente foi à Ucrânia com propósitos humanitários. No entanto, acabou sendo deslocado para a linha de frente e foi vitimado em um bombardeio. Uma cerimônia foi realizada em sua memória em setembro de 2022, onde cavalarianos transportaram suas cinzas.
Thalita do Valle, 39, Ribeirão Preto: Thalita encontrou seu fim em Kharkiv, asfixiada durante um incêndio em um bunker. Embora não fosse militar de carreira, atuava como socorrista e, segundo seu irmão, acabou assumindo funções defensivas como atiradora.
A situação realça a complexidade do conflito e as várias maneiras pelas quais cidadãos de diferentes nacionalidades podem se envolver, seja por razões humanitárias ou militares.