Este caso viralizou e ganhou destaque nos principais portais de notícias de todo o mundo. A ocorrência grave mobilizou os socorristas do Corpo de Bombeiros no último dia 3 de julho.
Um trágico acidente no aeroporto Chabahar Konarak, no Irã, resultou na morte de um mecânico sugado pelo motor de um avião. Este tipo de incidente destaca os riscos envolvidos nas operações de manutenção aeronáutica e a importância crucial das medidas de segurança.
A vítima fatal foi identificada como Abolfazl Amiri, estava realizando manutenção de rotina em um Boeing 737-500 da Varesh Airline, uma companhia aérea iraniana de voos domésticos.
O motor do avião foi acionado para realização de testes, com as tampas abertas, quando Abolfazl retornou à área de segurança e se aproximou do motor para recuperar uma ferramenta que havia deixado no local.
A aeronave estava no aeroporto para reparos há uma semana, após ter decolado de Teerã, capital do Irã. Quando o mecânico se aproximou do motor em funcionamento, ele foi sugado pela força do equipamento, que o puxou fatalmente antes de explodir.
Os socorristas do Corpo de Bombeiros do terminal aeroportuário agiram rapidamente, contudo devido a gravidade do acidente conseguiram recuperar apenas os restos mortais de Abolfazl Amiri.
(Avião da Varesh Airlines — Foto: Reprodução/Instagram)
Atualmente, uma investigação está em andamento pela autoridade de aviação iraniana para entender as circunstâncias do acidente e prevenir futuros incidentes. A aeronave envolvida no acidente está em operação há 26 anos.
Casos semelhantes já ocorreram no passado, como o acidente de 2023 envolvendo Courtney Edwards, uma mulher, mãe de três filhos, que foi sugada pelo motor de um avião enquanto trabalhava na pista do Aeroporto Regional de Montgomery, que fica no estado do Alabama, nos Estados Unidos.