Autoridades internacionais confirmaram um terremoto de magnitude 6,4 no território do Nepal. De acordo com informações oficiais do Centro Sismológico Nacional do Nepal, o epicentro aconteceu a cerca de 500 quilômetros da capital do país.
Até o momento, não foram confirmadas informações sobre vítimas fatais. No entanto, foi confirmado que alguns prédios e outras estruturas foram danificadas estruturalmente. Alguns edifícios inclusive desmoronaram.
Para se ter ideia do impacto do terremoto, moradores de Nova Delhi, na Índia, relataram ter sentido o tremor. A capital indiana fica a cerca de 600 quilômetros do epicentro.
O Nepal é um país de pequena extensão, que faz fronteira com Tibete e Índia. Apesar de relativamente pequeno, o país esta localizado em uma área de muita movimentação sísmica e, por isso, acaba sendo habituado a tremores.
Terremotos são geralmente avaliados a partir da chamada escala Richter, que numera até 9 o grau do abalo. Nesse caso, 9 pontos seria o mais alto. Tendo como parâmetro, o tremor registrado no Nepal foi de 6,4.
Mesmo para uma região habituada a tremores de terra, um terremoto a nível de 6,4 ainda é capaz de gerar danos. Nesse momento, as autoridades do país ainda contabilizam os danos.
O Nepal, em 2015, viveu um momento bárbaro de sua história quando um terremoto, de 7.8, foi registrado e deixou mais de 1000 mortes. Esse foi o pior tremor da história recente do país, que costuma registrar numerosos tremores.