Aline sabe que está correndo contra o relógio, o prazo para pagar a primeira parcela do empréstimo bancário está chegando ao fim e ela não está conseguindo enxergar um horizonte promissor.
Cada vez mais perto de perder tudo e ser despejada com a mãe e o filho de sua casa e de ficar com uma mão na frente e outra atrás, a professora se mostra desesperada.
Ela não quis aceitar ajuda de Caio, o primogênito de Antônio La Selva que é completamente apaixonado por ela, também recusou a ajuda de Daniel com quem vive um affair e diante disso as possibilidades de conseguir o dinheiro ficaram cada vez mais escassas.
Contudo, quem irá salvar a fazendeira de primeira viagem será o “Carrapato”, ou seja, Jonatas que ganhou este apelido da mãe de Aline porque o jovem não desgruda da filha desde a morte do marido da mãe de João.
Jonatas está na lida todos os dias ajudando Aline e como sabe que ela não aceitará seu dinheiro, descobrirá uma outra forma de ajudar a amada.
O jovem pedirá ao seu pai Gentil que retire parte das economias que ele tem guardada da última colheita e empreste para Aline quitar a primeira parcela com o banco.
Gentil aceitou de pronto ajudar a professora e vai convidá-la para ir até a sua casa onde dirá que pode ajudá-la emprestando o dinheiro.
Desta maneira Aline quitará a primeira parcela da dívida e deixará Antônio La Selva enlouquecido de tanto ódio, já que ele tinha certeza que por falta de pagamento as terras da viúva iriam a leilão e assim ele botaria a mãos na fazenda da sua inimiga.