O nome do Papa foi envolvido em uma coincidência no mínimo curiosa. Em 2017 a Netflix lançou o filme El Habitante. O filme da categoria terror escrita por Guillermo Amoedo, faz uma suposta previsão da morte do atual Papa Leão 14.
As situação curiosa foi explicada pelo escritor em sua entrevista para o jornal Clarín. O autor explicou que para chegar no nome do religioso naquela época se tratou de seus estudos com base em profecias que rondam a comunidade religiosa e conspirações.
“Escolhi o nome ao escrever o roteiro, em 2015. O que fiz foi cruzar diferentes profecias, como as de São Malaquias e Santa Hildegarda de Bingen, com teorias apócrifas e também o histórico dos antipapas. E Leão 14 foi o nome que surgiu dessa combinação”, explicou Guilermo.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é natural de Chicago, nos Estados Unidos e fez história ao se tornar o primeiro Papa americano na história, onde a maioria da população é protestante. Sua trajetória na vida religiosa teve maior tempo exercido no Peru.
No dia 07 e maio, após fumaça preta ser lançada aos céus do Vaticano, por decisão de 133 cardeais, incluindo sete brasileiros, Robert foi eleito sucessor do Papa Francisco falecido no dia 21 de abril, vítima de um Acidente Vascular Cerebral e insuficiência cardíaca.
O novo papa segue uma linha de comunicação antes já apresentada por Francisco e é visto como um reformista. Leão 14 tem formações acadêmicas em teologia na União Teológica Católica de Chicago e na Universidade de São Tomás de Aquino, onde estudou direito canônico.
Algumas polêmicas surgiram envolvendo seu nome e seu posicionamento onde supostamente teria acobertado casos de abuso sexual em 2023 denunciado por duas mulheres, mas a informação foi negada pela diocese do Peru.