Curiosidades

Suco de laranja faz mal? Entenda por que você deve evitar o suco da fruta

Veja o que dizem nutricionistas sobre o consumo do suco da laranja.

ANÚNCIOS

Muitas pessoas gostam de começar o dia tomando aquele copão de suco ou vitamina de frutas, e dentre as mais variadas opções está o suco da laranja.

Porém, alguns nutricionistas questionam os benefícios do suco extraído da laranja, enquanto alguns incentivam seu consumo, outros são totalmente contrários por considerarem prejudicial à saúde.

De acordo com a nutricionista Juliana Gimenez, a laranja se apresenta como uma fonte de carboidrato simples, fibras, potássio, cálcio e vitamina C

A nutricionista destaca ainda que a laranja pode contribuir para a saúde cardiovascular e do aparelho digestivo, além ter ação antioxidante e anti-inflamatória, entre outras.\n\nJuliana Gimenez alerta que esses benefícios acima citados são consequência do consumo da fruta inteira e não do suco dela.

ANÚNCIOS

Segundo ela, normalmente se usa de 2 a 3 laranjas para extrair o suco e aí que mora o perigo, pois dessa forma a pessoa estará ingerindo uma alta quantidade de açúcares que certamente afetará os níveis glicêmicos no sangue.

Por conta disso, o suco de laranja pode não fazer bem para quem tem diabetes ou ainda fazer mal para as pessoas com azia por conta da grande quantidade de ácido cítrico.

Outra nutricionista, Mariana Patrón Farias, explicou que além da alteração no índice glicêmico, ingerir o suco de laranja não requer mastigação e por isso não se obtém saciedade como quando se consome a fruta.

Ela afirma ainda que o suco de laranja se assemelha ao refrigerante quando se sabe que ela concentra cerca de 10% de açúcares provenientes da fruta.

ANÚNCIOS

Outro fator importante a ser observado é que o suco de laranja por provocar um pico e ao mesmo tempo uma queda brusca do açúcar no sangue, isso pode levar a pessoa a ganhar peso., mesmo que a longo prazo.

Quanto aos sucos de outras frutas, foi dito que a situação é a mesma do suco da laranja, por questão da perda de fibras e dos picos de açúcar na corrente sanguínea.

Dessa forma a orientação é que a fruta seja consumida inteira, sem necessidade de extrair o suco de nenhuma delas.

Sobre o Autor

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.